Casos de pessoas perdidas em matas e montanhas aumentam 90% em um ano

 Casos de pessoas perdidas em matas e montanhas aumentam 90% em um ano

Foto: Bombeiros Paraná – Grupo de Operações de Socorro Tático

Foto: Bombeiros Paraná – Grupo de Operações de Socorro Tático

Os casos de resgate em áreas de mata, trilhas e montanhas realizados pelo Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros do Paraná, cresceram 90% no ano passado, isso em relação a 2017, passando de 27 para 51. O comandante do Gost, major Daniel Lorenzetto, explica que além da falta de cuidados básicos ao sair para esse tipo de esporte, o aumento dos casos pode ser explicado pelo baixo volume de chuvas e fácil acesso aos locais.

Entre as orientações para quem quer explorar a região da Serra do Mar estão sair com o celular carregado, deixar sempre alguém avisado da aventura, andar em grupos de pelo menos três pessoas, ter um guia de confiança e ficar sempre atento à previsão do tempo.

Para Getulio Vogetta, vice-presidente da Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), um item essencial para sair em uma aventura pela mata é conhecer o desafio que está prestes a enfrentar.

O Gost é especializado em busca e salvamento de pessoas e atua em resgates terrestres, aquáticos e situações em altura. Entre os mais de 140 atendimentos realizados no ano passado, situações envolvendo suicídios têm aumentado.

Segundo o tenente Luiz Henrique Vojciechovski a maioria dos casos envolve altura e exigem dos bombeiros trabalhos de negociação.

Somente neste ano, a equipe já prestou 14 atendimentos relacionados a suicídios na Região Metropolitana de Curitiba. Entre 2017 e 2018, os casos relacionados aumentaram 135%.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem