NacionalGeral

Celular ao volante resulta em 57% dos acidentes no país

Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)

 Celular ao volante resulta em 57% dos acidentes no país

foto: ilustrativa/ pixabay

A cada hora pelo menos 30 motoristas são multados no Brasil pelo uso de celular ao volante. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), e apontam ainda que a infração resulta, em média, em 57% dos acidentes de trânsito registrados no país. O responsável pela plataforma Estar Digital, Adriano Krzyuy, explica que a empresa resolveu, em parceria com a Abramet, levantar estes dados com o intuito de fazer um trabalho de orientação e conscientização com os motoristas que utilizam o aplicativo na hora de estacionar.

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que nos últimos 20 anos o número de vítimas de trânsito no país teve queda. Apesar disso, ainda é alto o suficiente para deixar o Brasil de fora, por exemplo, da meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cortar pela metade este tipo de fatalidade. No país, são realizadas constantemente campanhas educativas que visam reduzir os números de infrações e consequentemente de acidentes e mortes, um exemplo é o Maio Amarelo. Campanhas que para Adriano são o caminho na busca por melhorias. Para ele, a melhor solução é focar na formação de motoristas mais bem preparados e conscientes.

De acordo com o levantamento, os motoristas infratores que se envolvem nos acidentes relacionados ao uso do celular ao volante têm entre 20 e 39 anos de idade.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo