ParanáGeral

Censo 2022: Governo do Paraná analisa dados divulgados

De acordo com a pesquisa, o Paraná teve uma média de 11,7% de crescimento populacional

 Censo 2022: Governo do Paraná analisa dados divulgados

foto: SEPL

O censo de 2022 foi concluído, até o momento, em 200 municípios paranaenses. Mas mesmo sem a finalização do trabalho, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já permitem ao Governo do Estado fazer uma análise sobre importantes mudanças ocorridas ao longo dos últimos 12 anos e com isso discutir o planejamento de ações em diversas áreas.

De acordo com a pesquisa, o Paraná teve uma média de 11,7% de crescimento populacional, índice que supera a média nacional, que foi de 8,19%. Os dados apontam que dos 399 municípios paranaenses, houve redução no número de habitantes em 150.

Veja mais:

Já em 247 municípios foi registrado aumento. E em 35 deles, o crescimento foi superior a 10 mil habitantes. Os dados apontam ainda que esse aumento populacional aconteceu em municípios considerados médios e grandes. Com isso o estado conta agora com 22 cidades com mais de 100 mil habitantes.As maiores localidades estão concentradas na Região Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste do Paraná.

Segundo o superintendente estadual do IBGE, Elias Ricardo, essa mudança está ligada a vários fatores, como a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Uma realidade que traz grandes desafios para os gestores públicos, principalmente, no que se refere a liberação de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está atrelado ao número de habitantes.

As informações divulgadas pelo IBGE foram discutidas em uma reunião que contou com a participação do Secretário do Planejamento, Guto Silva, do Superintendente do IBGE, Elias Ricardo e do diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Marcelo Curado. Para Guto Silva a análise dos dados é imprescindível para que o estado avance em termos de políticas públicas.

Nos últimos 12 anos houve um aumento de 1,4 milhão de pessoas no Estado. Guto Silva destaca que outro dado que chama a atenção é a longevidade da população. Ele explica que esse envelhecimento interfere diretamente na destinação dos recursos e demanda estratégias voltadas especialmente ao mercado de trabalho.

O censo ainda está em fase de conclusão. Moradores que ainda não tenham respondido à pesquisa podem ligar para o disque-censo, no telefone 137, que atende todos os estados do país.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Jessica de Holanda

BR-277: tempo médio de viagem para Paranaguá permanece em 1h29min

BR-277: tempo médio de viagem para Paranaguá permanece em 1h29min

Desvio operacional segue ativo no quilômetro 42, em Morretes

Laboratório da UEL precisa de cães para doação de sangue

Laboratório da UEL precisa de cães para doação de sangue

Para doar sangue os cães precisam ter no mínimo 26 Kg e vacinação em dia

Sertanejos se apresentam em show gratuitos neste fim de semana

Sertanejos se apresentam em show gratuitos neste fim de semana

Litoral recebe João Bosco & Vinícius, Maria Cecília & Rodolfo e outros

Incêndio em residência tem suspeita criminosa em Matinhos

Incêndio em residência tem suspeita criminosa em Matinhos

Populares relataram aos bombeiros que o suspeito agrediu a vítima e colocou fogo na casa