ParanáGeral

Censo 2022: Governo do Paraná analisa dados divulgados

De acordo com a pesquisa, o Paraná teve uma média de 11,7% de crescimento populacional

 Censo 2022: Governo do Paraná analisa dados divulgados

foto: SEPL

O censo de 2022 foi concluído, até o momento, em 200 municípios paranaenses. Mas mesmo sem a finalização do trabalho, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já permitem ao Governo do Estado fazer uma análise sobre importantes mudanças ocorridas ao longo dos últimos 12 anos e com isso discutir o planejamento de ações em diversas áreas.

De acordo com a pesquisa, o Paraná teve uma média de 11,7% de crescimento populacional, índice que supera a média nacional, que foi de 8,19%. Os dados apontam que dos 399 municípios paranaenses, houve redução no número de habitantes em 150.

Veja mais:

Já em 247 municípios foi registrado aumento. E em 35 deles, o crescimento foi superior a 10 mil habitantes. Os dados apontam ainda que esse aumento populacional aconteceu em municípios considerados médios e grandes. Com isso o estado conta agora com 22 cidades com mais de 100 mil habitantes.As maiores localidades estão concentradas na Região Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste do Paraná.

Segundo o superintendente estadual do IBGE, Elias Ricardo, essa mudança está ligada a vários fatores, como a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Uma realidade que traz grandes desafios para os gestores públicos, principalmente, no que se refere a liberação de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está atrelado ao número de habitantes.

As informações divulgadas pelo IBGE foram discutidas em uma reunião que contou com a participação do Secretário do Planejamento, Guto Silva, do Superintendente do IBGE, Elias Ricardo e do diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Marcelo Curado. Para Guto Silva a análise dos dados é imprescindível para que o estado avance em termos de políticas públicas.

Nos últimos 12 anos houve um aumento de 1,4 milhão de pessoas no Estado. Guto Silva destaca que outro dado que chama a atenção é a longevidade da população. Ele explica que esse envelhecimento interfere diretamente na destinação dos recursos e demanda estratégias voltadas especialmente ao mercado de trabalho.

O censo ainda está em fase de conclusão. Moradores que ainda não tenham respondido à pesquisa podem ligar para o disque-censo, no telefone 137, que atende todos os estados do país.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Programa ‘Ganhando o Mundo’ está com inscrições abertas

Programa ‘Ganhando o Mundo’ está com inscrições abertas

A ideia é oferecer uma formação acadêmica em instituições estrangeiras

Professores fazem protesto com paralisação em Almirante Tamandaré

Professores fazem protesto com paralisação em Almirante Tamandaré

Segundo prefeitura, ação não afetou o andamento das atividades nas escolas municipais

Motorista fica ferido após caminhão cair no Rio Tibagi

Motorista fica ferido após caminhão cair no Rio Tibagi

O motorista colidiu o caminhão contra o anteparo de uma ponte

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Clayton Maranhão mudou entendimento três dias após despacho que atingia prefeito de Fazenda Rio Grande