Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos é inaugurado em Pontal do Paraná

 Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos é inaugurado em Pontal do Paraná

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Foi inaugurado na quarta-feira (19) em Pontal do Paraná, no litoral do estado, um Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRD)  da Universidade Federal do Paraná.  A nova unidade conta com equipamentos que irão ampliar o atendimento de espécies marinhas, sejam as encontradas encalhadas nas praias ou usadas nas pesquisas.  

A bióloga e pesquisadora Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar, diz que o novo Centro de Reabilitação é uma conquista e uma nova oportunidade para a pesquisa e para a conservação da vida marinha no Paraná

A pesquisadora destaca que a partir de agora a equipe tem a capacidade de atendimento ampliada.  

Camila afirma que a unidade possui  sistema de filtros onde a água será sanilizada e os animais terão melhor recuperação. Além disso, toda a água passa por uma estação de tratamento antes de ser descartada no meio ambiente.

O local também conta um laboratório clínico e de microscopia, com equipamentos de última geração para que sejam realizadas análises fundamentais para diagnóstico de patologias e caracterização biológica dos animais vivos e mortos.

O acompanhamento diário aos animais será feito pelos médicos veterinários, biólogos e tratadores.  O Centro de Estudos do Mar e agora o Centro de Reabilitação contam com uma equipe de aproximadamente 100 pessoas.  A obra foi realizada dentro do projeto que avalia os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Reportagem: Fábio Kiil

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem