Centro de Sismologia da USP detecta tremores em Londrina, no norte do Paraná

 Centro de Sismologia da USP detecta tremores em Londrina, no norte do Paraná

(Foto: Reprodução/USP)

(Foto: Reprodução/USP)

O chão tremeu em Londrina, no norte do Paraná, entre domingo e a madrugada de hoje. A base do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) detectou um abalo de magnitude 1.1 na escala Richter, que vai de 0 a 9, no fim da tarde de domingo (21). Ontem à noite, outro tremor, de magnitude 1.4, foi registrado.

Segundo o professor da Universidade Estadual de Londrina, geógrafo José Paulo Pinese, os cálculos ainda estão sendo refeitos e esse segundo abalo pode ter chegado à magnitude 2. Os tremores são considerados baixos e não podem ser classificados como terremotos.

Entre 2015 e 2016 Londrina teve o registro de tremores com magnitudes entre 1,1 e 1,9 na escala Richter. Na época, o Fórum da cidade chegou a ser esvaziado às pressas e teve paredes rachadas por causa dos abalos.

No ano passado, em setembro, o solo das cidades de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, também tremeu. Os micro-tremores registrados nos últimos dias foram menos intensos, mas segundo o professor Pinese, a origem é a mesma e as causas são naturais.

Até o momento não houve registro de feridos por causa dos tremores.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem