Ministro anuncia Centro Regional de Inteligência do Sul que deve unificar forças de segurança em Curitiba

 Ministro anuncia Centro Regional de Inteligência do Sul que deve unificar forças de segurança em Curitiba

(Foto: Lenise Klenk/BandNews Curitiba)

(Foto: Lenise Klenk/BandNews Curitiba)

Curitiba deve ser a sede do Centro Regional de Inteligência do Sul, que procura unificar forças de segurança de várias esferas em ações de combate ao crime organizado. Em visita a uma unidade penitenciária da região metropolitana de Curitiba nesta quinta-feira (16), o ministro da segurança, Raul Jungmann, disse que deve tratar da estruturação da unidade no Paraná depois das eleições.

Jungmann visitou a  Unidade de Progressão da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara. O presídio é considerado um modelo no sistema penitenciário porque todos os detentos ficam ocupados de manhã, tarde e noite com trabalho e  estudo. São 240 presos, todos em fase final de cumprimento da pena. Entre os critérios para ingressar na Unidade de Progressão estão o bom comportamento, não ter praticado crimes hediondos e não ter vínculo com facções criminosas.

A experiência está longe de representar a realidade do sistema prisional do Paraná, que abriga cerca de 29.500 detentos. A maioria, cerca de 20 mil, está em 33 unidades penitenciárias, em uma relação equilibrada entre vagas e detentos. A superlotação se concentra nas carceragens de delegacias, que têm 9.500 presos distribuídos em apenas 4.500 vagas.

O ministro Raul Jungmann admite que o sistema prisional brasileiro está estrangulado e aposta em parcerias público-privadas para diminuir a superlotação e garantir a ressocialização dos egressos.

Jungmann também esteve na sede da Justiça Federal de Curitiba, em uma reunião sobre o sistema que integra informações da Justiça e do Poder Executivo estadual.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem