NacionalGeral

Ceratocone: entenda quando coçar os olhos pode levar a cirurgia

Deformação pode ser confundida com outros problemas de visão

 Ceratocone: entenda quando coçar os olhos pode levar a cirurgia

Foto: divulgação Internet

O ceratocone é uma doença nos olhos progressiva, hereditária e que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A doença afeta a córnea, provocando um afinamento e a deformação desta estrutura, que fica mais cônica, como explica o  oftalmologista Marcello Fonseca.

O diagnóstico neste estágio inicial é difícil porque o ceratocone se confunde com outros problemas de visão. Em crianças, a condição avança mais rapidamente e a sua identificação é ainda mais complicada, já que elas geralmente não têm base de comparação para a dificuldade de enxergar. No entanto, o diagnóstico precoce  é importante, porque pode evitar uma cirurgia no futuro, como indica o médico.

Entre os sintomas do ceratocone estão a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida, tanto para longe quanto para perto, que exige mudança constante do grau das lentes de óculos e também a sensibilidade à luz, o comprometimento da visão noturna,  a formação de imagens duplas ou múltiplas de um mesmo objeto e halos ao redor das fontes de luz.  A condição aparece com mais frequência entre os 10 e os 25 anos de idade e se você ou alguma criança que você cuida apresentar estes sintomas, o indicado é procurar um oftalmologista para evitar o agravamento da doença.

amanda.yargas

Resultado Mega-Sena: confira os números do concurso 2545

Resultado Mega-Sena: confira os números do concurso 2545

Confira os números e o resultado do concurso 2545 da Mega-Sena

Números do Concurso 2544 da Mega-Sena

Números do Concurso 2544 da Mega-Sena

O prêmio principal do Concurso 2544 da Mega-Sena chega a R$ 65,4 milhões