Cerca de 2500 pessoas moram nas ruas de Curitiba

 Cerca de 2500 pessoas moram nas ruas de Curitiba

Em grupos ou cuidando de carros, os moradores em situação de rua – como são chamados pela Prefeitura de Curitiba – se dividem em bairros e nas regiões centrais. De acordo com a coordenadora do Resgate Social de Curitiba, Luciana Kuzmann, normalmente eles são abordados e levados para albergagem e alimentação.

Mas, segundo um ouvinte da Band News FM que não quis se identificar temendo represálias, dez deles vivem na Praça Divina Pastora, nas Mercês, sem qualquer condição de higiene e saúde. De acordo com ele, não há qualquer trabalho junto aos moradores de rua.

Luciana Kuzmann disse que para atuar, o Resgate Social precisa receber o pedido da população pelo telefone 156. Em casos mais graves, de desrespeito à lei, a Polícia Civil ou a Guarda Municipal precisam ser acionados

Em casos de dependência química, os moradores de rua são orientados a passar por comunidades terapêuticas. Um médico da família faz o atendimento na rua e encaminha para tratamento psiquiátrico, quando é o caso. Luciana Kuzmann orienta aos curitibanos que evitem dar esmolas e contribuições voluntárias para os moradores de rua. A dica é para doar roupas e alimentos diretamente para a FAS – Fundação de Ação Social.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem