NacionalGeral

Cerca de 30% das demissões no Brasil foram voluntárias

De acordo com o IBGE, são quase 12 milhões de desempregados no país

 Cerca de 30% das demissões no Brasil foram voluntárias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cerca de 30% dos desempregados no Brasil pediram a conta de maneira voluntária. A grande maioria com o objetivo de investir no próprio negócio ou atuar em ambientes melhores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são quase 12 milhões de desempregados no país. O levantamento de uma empresa especializada no assunto, a LCA Consultores, indicou que um terço de quase 2 milhões de demissões registradas no último mês de março foram voluntárias. O CEO da Selecty, uma empresa curitibana que desenvolve tecnologias para recrutadores, Márcio Monson, destacou que o Brasil está experimentando um fenômeno de “grande renúncia”. São pessoas insatisfeitas não exclusivamente com o trabalho, mas com o modo de vida que levam, e decidem pedir a conta:

Para a assistente de vendas da Selecty, Lidiane Rusik, o perfil dos trabalhadores, muitas vezes bem remunerados e relativamente estáveis, é de pessoas que consideram que certas atividades trazem menos dinheiro e status, mas geram mais felicidade:

Ainda segundo o CEO da Selecty, com 15 anos de experiência na área de recrutamento, o fenômeno cria desafios às organizações e, em particular, aos setores de seleção:

A assistente de vendas Lidiane Rusik acredita que o fenômeno deve estar presente na vida dos brasileiros nos próximos anos:

Os dados apontam que a tendência também é observada nos Estados Unidos, na Europa, na China e na Índia.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

mariane.abreu

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

Exemplares estarão disponíveis a partir desta terça-feira

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília)