Cerca de 6 mil estudantes protestam pela educação em Curitiba, segundo organizadores

 Cerca de 6 mil estudantes protestam pela educação em Curitiba, segundo organizadores

(Foto: Estelita Carazzai/ BandNews Curitiba)

(Foto: Juliana Goss/BandNews Curitiba)

Mesmo com uma chuva fina, estudantes e manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro de Curitiba na noite desta quarta-feira, para protestar contra os cortes na educação pelo governo federal. Segundo os organizadores, cerca de 6 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não fez estimativa de público. Professores, servidores e ex-alunos de universidades públicas gritavam palavras de ordem em defesa da ciência e da educação e contra o governo de Jair Bolsonaro.

Até o início da noite, o ato era pacífico e não havia registro de ocorrências. A professora de filosofia Ana Carolina Borges, que foi ao protesto, dá aulas em escola pública e mesmo formada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), uma universidade particular, resolveu participar do ato.

Já o administrador Augusto Rebelo Duarte, 63, disse que está no protesto como cidadão, e que tudo que construiu na vida se deve à UFPR (Universidade Federal do Paraná), onde ele estudou.

Famílias também foram juntas ao ato, como a professora Daniela Rosa e sua mãe, Rosa da Silva. A aposentada de 62 anos não frequentou a universidade pública, mas disse que foi ao protesto para que os netos tivessem o direito de frequentar o ensino superior público.

Ela e a filha são de Tangará da Serra, município do estado de Mato Grosso, e estavam de passagem por Curitiba. Mesmo assim, decidiram ir ao ato. Daniela, que leciona em escola pública na cidade natal, diz que quer defender a educação de qualidade.

Os atos são uma reação ao corte de 30% das verbas de custeio promovido pelo Ministério da Educação. O MEC já fez bloqueios de R$ 5,7 bilhões em seu orçamento. O corte atinge verbas direcionadas a todas as etapas da educação, incluindo a Educação Básica.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse em audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, que o atual governo não pode ser responsabilizado pelo estado da educação no país. Ele argumentou que o ministério trabalha com um orçamento feito pela gestão do ex-presidente Michel Temer e que o governo quer dar prioridade à educação básica. Novos atos em defesa da educação estão programados até o fim desta semana em Curitiba.

Nesta quinta, grupos artísticos da UFPR devem fazer apresentações de rua ao longo do dia para chamar a atenção da população sobre o tema. Já na sexta, um novo protesto está marcado para as 11 horas da manhã, em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. Segundo a UFPR, o corte de recursos deve chegar a mais de 48 milhões de reais e pode ocasionar a suspensão dos serviços a partir do segundo semestre.

Reportagem: Estelita Carazzai/ Ana Flavia Silva/Lenise Klenk

(Foto: Estelita Carazzai/ BandNews Curitiba)
(Foto: Estelita Carazzai/ BandNews Curitiba)
(Foto: Estelita Carazzai/ BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem