Chuva afetou mais de 25 mil pessoas no Paraná e deixou dois feridos em Curitiba

 Chuva afetou mais de 25 mil pessoas no Paraná e deixou dois feridos em Curitiba

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

Mais de 25 mil paranaenses foram afetados pelas chuvas em todo o estado desde ontem (30). O dado foi divulgado agora há pouco pela Defesa Civil estadual, que acompanha de perto os municípios atingidos e as pessoas prejudicadas por todo o estado.

Segundo o último boletim, quase 200 pessoas permanecem fora de suas casas no Paraná, a maioria delas em Quitandinha, na região sul do estado, que sofreu inundações por causa de chuvas ocorridas nesta sexta. Lá, 86 pessoas estão desabrigadas. A segunda cidade com mais danos foi Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba. A chuva de granizo de ontem danificou quase 900 casas no município, e ainda há 29 pessoas fora de casa. A prefeitura decretou situação de calamidade pública na noite desta sexta. Ainda há registro de duas pessoas feridas em Curitiba por causa das chuvas. No total, 34 municípios do Paraná registraram danos com granizo, vendavais e inundações causados pelas chuvas que atingem o estado desde ontem.

O governo do Paraná está orientando os municípios mais afetados a usarem recursos estaduais para atender às famílias em necessidade. O secretário da Justiça em exercício, Adayr Cabral, diz que há três tipos de fundo que podem ser usados pelas prefeituras. Muitas cidades têm saldo a receber, ou podem antecipar parcelas desses fundos. As cidades ainda podem decretar estado de emergência, para receber os repasses automaticamente.

Em Curitiba, a Defesa Civil monitora a situação nas áreas sujeitas a alagamento. Desde ontem, pouco mais de 7 quilômetros de lona foram distribuídos a moradores afetados pela chuva de granizo, que tiveram destelhamentos em casa. A FAS (Fundação da Ação Social) também está nas ruas para fazer atendimentos às pessoas que precisam de assistência social, com doações de cobertores, roupas e cestas básicas. Até agora, 131 famílias foram atendidas pela fundação. A previsão é que continue chovendo na capital neste fim de semana: segundo o Simepar, nas últimas 24 horas, choveu 54 mm em Curitiba. Hoje, deve chover mais 40 mm e, até domingo, outros 100 mm.

Reportagem: Estelita Carazzai, Daiane Andrade, Lorena Pelanda e Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.