Chuvas alteraram a balneabilidade do litoral do Paraná

Foto: Arquivo/SECS

As chuvas dos últimos dias alteraram a balneabilidade dos rios do litoral do Paraná. Agora 4 dos 49 pontos de monitoramento estão impróprios para banho no litoral, além de outros 10 que são considerados permanentemente impróprios mesmo fora da temporada de verão – onde rios, canais e galerias pluviais desembocam no mar.

O boletim desta sexta-feira (2) mostra que o Rio Nhundiaquara, em Morretes, continua não recomendado para banho, mas dessa vez os dois locais onde é feita a coleta de água para análise estão impróprios, na altura do Porto de Cima e do Largo Lamenha Lins.

Além desse local, o Rio do Nunes, também em Morretes, apresentou maior concentração de bactérias, sendo não indicado para banhos. Na Ponta da Pita, em Antonina, que tem apresentado concentração de bactérias em níveis superiores aos recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente, continua impróprio para banho. Segundo Sumaia Andraus, do Departamento de Microbiologia do IAP, a alteração da condição da água foi alterada por conta das chuvas que atingiram a maior parte do Estado nas últimas semanas.

No Interior, as condições se mantiveram, com apenas um local não recomendado para atividades de contato primário. As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação. Esse trabalho possibilita avaliação de concentração de bactérias na água, que permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, como natação, mergulho e esqui aquático. A análise é feita durante o ano.

O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, continua impróprio para banho devido à proliferação natural de algas. Os veranistas podem se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou não para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada; e a azul indica que a região está própria para banho.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem