Chuvas frequentes garantem conta de luz sem taxa extra em fevereiro

Foto: divulgação / Itaipu

A Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, bateu o recorde de produção de energia para o mês de janeiro nesta semana. Com capacidade máxima, a marca de 8,78 milhões MWh foi atingida ontem (segunda, 29), ultrapassando o maior volume histórico para o mês, de 8,74 milhões MWh, registrado em 2017. O motivo, de acordo com a direção da usina, é principalmente a sequência de dias chuvosos na área onde fica a bacia do rio Paraná.

Devido às instabilidades deste início de ano, o reservatório de Itaipu tem recebido cerca de 20 milhões de litros de água por segundo. Na produção de energia são utilizados 14 milhões de litros de água por segundo, de modo que a “sobra” precisa ser escoada pelo vertedouro.

O bom desempenho da binacional contribui para que o consumidor pague menos na fatura de luz, já que o preço da energia inclui despesas como a de eventual acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras – isso normalmente acontece em períodos de estiagem. Também pesam na tarifa custos como o de produção, transmissão e distribuição, sobre o qual incidem impostos como o ICMS, que é diferente em cada Estado do país.

A usina responde por 17% da energia consumida no Brasil e 76% da demanda paraguaia. Na última sexta-feira (26), a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou que a bandeira tarifária continua na cor verde em fevereiro, o que significa que não haverá cobrança extra dos consumidores.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense