Política

Ciclistas percorrem 550 quilômetros em defesa da Escarpa Devoniana

Foto: divulgação / Facebook Observatório de Justiça & Conservação

Três ciclistas se sensibilizaram com a ameaça de redução de 70% da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, dos Campos Gerais do Paraná, e decidiram percorrer, em oito dias, os 12 municípios por onde passa a unidade de conservação. Serão mais de 550 quilômetros pedalando. Apesar de parte do trajeto ser feito pelas principais rodovias que ligam as cidades, o esforço relembra a “Rota dos Tropeiros”, que criaram, no século 18, as vilas, que mais tarde viraram os 12 municípios onde hoje fica a APA.

A partida ocorreu na segunda-feira (11), às 9 horas da manhã, no Parque São José, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O percurso pode ser acompanhado em tempo real pelo internet. A intenção dos “ciclo-tropeiros” é alcançar o município de Sengés, o último da lista, dia 19 de dezembro, próxima terça-feira (19).

A viagem encerra na cachoeira do Vale do Corisco, uma das mais exuberantes da região. Em outras ocasiões, o grupo já cruzou os Estados do Paraná e Santa Catarina de leste a oeste e, em 2020, pretendem pedalar do oceano Atlântico ao Pacífico.

O projeto de lei que propõe a redução da Escarpa tramita na Assembleia Legislativa e está na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais. De autoria do deputado Plauto Miró (DEM), primeiro secretário da Assembleia, e do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), o projeto de lei deve ser votado somente em 2018. Traiano já assegurou que a não será votada neste ano. Após pressão de ativistas, o líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), retirou a assinatura do projeto. Os defensores da proposta dizem que as mudanças não afetariam as belezas naturais, que ficam fora das mudanças. A Área de Proteção Ambiental já conta com uma extensa produção agrícola, que é legalizada, e a modificação, segundo o projeto, facilitaria a vida dos agricultores ao obterem financiamentos em bancos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário