Especiais

Cine Passeio terá sessões com tecnologia de acessibilidade

Ferramenta se chama ProAccess e pode ser solicitada no momento da compra do ingresso

 Cine Passeio terá sessões com tecnologia de acessibilidade

Foto: Cido Marques/FCC

O Cine Passeio, no centro de Curitiba, é o primeiro cinema público do Sul do Brasil a contar com equipamentos de acessibilidade. A partir desta terça-feira (11), as salas Luz e Ritz têm adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva, disponibilizada para todos os filmes em cartaz, em qualquer sessão. A ferramenta se chama ProAccess e pode ser solicitada pelo espectador no momento da compra do ingresso.

O advogado Roberto Leite é cego. Ele comenta quais são os benefícios da audiodescrição.

Já para a bacharel em Direito, Mara Cavalca, que também é cega, o recurso permite uma ambientação da obra.

Para a pesquisadora Noemi Gonçalves da Silva, que é surda, as libras são mais eficientes do que as legendas. A fala dela é traduzida pela intérprete Lidiane Rozendo.

A solução foi desenvolvida por uma empresa de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Aqueles com deficiência visual recebem um fone de ouvido e um aparelho para regular o volume. Já os clientes com deficiência auditiva recebem uma tela para ser acoplada na poltrona, com a tradução do filme em libras.  O engenheiro responsável, Christian Schultz, explica o funcionamento do recurso.

O Cine Passeio é o sexto do Brasil a contar com a tecnologia. Para a supervisora do espaço, Juliana Pedrozo, a iniciativa complementa a proposta de acessibilidade.

A inauguração aconteceu nesta terça-feira (11), em uma sessão especial para convidados da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. O filme escolhido foi a comédia romântica “Ingresso para o Paraíso”, estrelada por Julia Roberts e George Clooney.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, defende que a iniciativa democratiza o acesso à cultura.

Uma exigência da Agência Nacional do Cinema (Ancine) determina que todos os cinemas do Brasil têm até o dia 02 de janeiro para implementarem recursos de acessibilidade.

Reportagem por Larissa Biscaia

Avatar

jully.mendes

Mais insights da Hotmilk PUC-PR  que acompanha o SXSW

Mais insights da Hotmilk PUC-PR  que acompanha o SXSW

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba

Looney Tunes e Chat GPT são temas no festival SXSW

Looney Tunes e Chat GPT são temas no festival SXSW

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba