CNH Digital começa a funcionar a partir de fevereiro no Paraná

Foto: Divulgação/Detran

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai estar disponível no Paraná a partir de fevereiro. O documento, que pode ser acessado pelo celular, tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso.

A carteira eletrônica pode ser acessada offline, sem necessidade de conexão com a internet, mas não é possível abrir mais de uma CNH em um único dispositivo.

O serviço só está disponível para motoristas que tenham a versão da CNH impressa com o QR Code na parte interna. O código escaneável em aparelhos eletrônicos é encontrado nas CNHs emitidas a partir de 02 de maio de 2017. Quem não tem esta versão impressa, pode emitir a segunda via do documento ou esperar o prazo de renovação da habilitação.

O preço da segunda via é de R$ 82,36. O acesso à versão eletrônica é gratuito, bem como a adesão ao sistema do Denatran e o download do aplicativo CNH Digital, na App Store e Google Play. A CNH digital vai poder ser apresentada em uma fiscalização, por exemplo.

Mas se o celular estiver descarregado e o motorista não estiver com a carteira tradicional, vai ser considerado que o motorista estava sem a CNH. Por isso a orientação é que o condutor continue usando também a CNH impressa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem