CNJ dá prazo de 15 dias para Moro explicar quebra de sigilo da delação de Palocci

 CNJ dá prazo de 15 dias para Moro explicar quebra de sigilo da delação de Palocci

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu prazo de 15 dias para que o juiz Sérgio Moro dê explicações sobre a divulgação da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci às vésperas das eleições. O caso segue em sigilo no CNJ. A decisão foi tomada a partir de uma representação apresentada pelos deputados federais do PT Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RS) e Paulo Teixeira (SP), que pediram que o juiz seja punido.

Os parlamentares acusam o magistrado de ter atuado para prejudicar o Partido dos Trabalhadores na reta final da campanha eleitoral. Na petição, os deputados argumentam que a atitude do juiz teve o direcionamento partidário explícito, atendendo interesses de criminalizar os investigados.

O PT pede que o CNJ conceda uma medida liminar para proibir o juiz federal de quebrar o sigilo de qualquer material que possa impactar de alguma forma o processo eleitoral.  O partido alega que Moro se distanciou do interesse público quando disponibilizou o conteúdo dos depoimentos de Palocci poucos dias antes do pleito. Os trechos da colaboração foram anexados à ação penal na qual o ex-presidente Lula é acusado de receber como propina da Odebrecht um terreno onde seria instalada a sede do Instituto Lula e um imóvel em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Na decisão em que retirou o sigilo da delação de Palocci, o juiz Sérgio Moro explica que a lei prevê a publicidade do conteúdo após o recebimento da denúncia. Após Moro enviar as informações ao CNJ, o ministro Humberto Martins vai decidir sobre o pedido de liminar de afastamento do juiz.

Os deputados pedem abertura de um procedimento administrativo disciplinar e a punição compatível, que pode ser apenas censura, considerada uma pena mais branda, até aposentadoria compulsória, que é a punição máxima dada a este caso.

Reportagem: Thaissa Martiniuk/Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem