Curitiba

Cobertura vacinal cresce 6,7% em agosto, diz Saúde

Avanço médio se estendeu entre os dez imunizantes recomendados a crianças de até seis anos

 Cobertura vacinal cresce 6,7% em agosto, diz Saúde

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba diz que a cobertura vacinal de dez imunizantes recomendados a crianças de até 6 anos de idade avançou 6,7%, em média, em agosto, na comparação com julho. A Prefeitura alega que, entre os imunizantes que tiveram aumento significativo, está a Vacina Inativada Poliomielite, que faz parte do esquema de rotina contra a doença. Em julho, a cobertura vacinal para este imunizante era de 78,6% e em agosto, 88,9%. O município estendeu a campanha até o fim do mês.

A cobertura vacinal contra o rotavírus subiu de 84,6%, em julho, para 93,2%, em agosto; no mesmo período, a meningo C subiu de 82,8 para 93,3%; a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B) foi de 79,4% para 89,6%; a pneumo 10 subiu de 86,3% para 95,9%; a tríplice viral (VTV, contra sarampo, caxumba e rubéola) foi de 74,4% para 80,1%.

A taxa de cobertura com o imunizante contra a hepatite A subiu de 86,8% para 90,8%; a da febre amarela foi de 68,4% para 73%; e a cobertura vacinal da tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) foi ampliada de 71,5% para 75,4%. A cobertura da BCG seguiu na casa dos 91% (de 91,6% em julho para 91,1% em agosto).

As coberturas vacinais recomendadas para essas doses de rotina das crianças são de 90% para BCG e rotavírus. Para as demais vacinas, o indicado é uma cobertura de 95% do público-alvo. Por isso, é essencial que as famílias confiram as carteiras vacinais das crianças – que pode ser visualizada pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone) – e levem as crianças para receberem as doses pendentes.

São 106 unidades de saúde de Curitiba que ofertam, permanentemente, as vacinas de rotina para todas as faixas etárias. Os locais e horários de vacinação podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba alerta para aumento de casos respiratórios

Curitiba alerta para aumento de casos respiratórios

O acréscimo chega a 36% na comparação com a semana de 4/9 a 10/9

Inscrições para o PSS da saúde são prorrogadas até domingo

Inscrições para o PSS da saúde são prorrogadas até domingo

Contratação é feita em regime CLT e será por 12 meses

Quadrilha que roubava cargas de cigarros é alvo de operação

Quadrilha que roubava cargas de cigarros é alvo de operação

Segundo a polícia, grupo praticou mais de dez assaltos. Prejuízo passa de R$ 1 mi

Curitiba sanciona lei de erradicação da pobreza menstrual

Curitiba sanciona lei de erradicação da pobreza menstrual

Texto prevê acesso gratuito a absorventes para pessoas em vulnerabilidade social