Cobrança extra na conta de água da Sanepar aplicada durante oito anos chega aos consumidores

 Cobrança extra na conta de água da Sanepar aplicada durante oito anos chega aos consumidores

água

Os consumidores paranaenses começam a pagar a partir de hoje (quinta) um segundo reajuste anual na conta de água da Sanepar até 2024. Chamado de “índice de reposicionamento tarifário”, o aumento médio este ano é de 8,53%, além do reajuste cobrado normalmente todos os anos, com base principalmente na inflação. A cobrança extra deve ser aplicada durante oito anos. Nesse período o aumento na conta d’água dos paranaenses vai chegar a 25,63%. O aumento de 8,53% aplicado hoje (quinta) é a primeira parcela. As próximas sete serão menores, de 2,11%, além da correção que ocorre anualmente.

Além do reajuste na conta comum, outra medida é aumento na faixa de cobrança da tarifa mínima da Sanepar. O consumo mínimo para cobrança vai cair de 10 para cinco metros cúbicos de água.

Outra medida que onera os consumidores é aplicada no litoral do Paraná. A tarifa sazonal dos municípios terá acréscimo de 20% de aumento aos clientes que consumirem mais do que cinco metros cúbicos de água, durante a alta temporada. Entre os meses de abril e novembro os clientes terão desconto no mesmo percentual. A taxa é cobrada desde 1996. Atualmente, a tarifa do litoral é calculada no valor de dez metros cúbicos de água e, com a alteração da tarifa mínima, será reduzida para cinco metros cúbicos.

A reportagem entrou em contato com a Sanepar e a assessoria informou que a direção da empresa não vai conceder entrevista sobre o assunto.

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem