NacionalGeral

Coleta do Censo é prorrogada até dezembro

Cerca de 3 milhões de paranaenses já foram ouvidos

 Coleta do Censo é prorrogada até dezembro

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

A coleta de informações do Censo Demográfico de 2022 foi prorrogada e recenseadores terão até dezembro para percorrer os municípios. A previsão inicial era de encerrar as entrevistas no dia 31 deste mês. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o motivo é a falta de recenseadores para executar o trabalho no prazo inicial.

Veja também:

No Paraná são 11 mil profissionais, entre agentes censitários e recenseadores. Em todo o país, o Instituto conta com aproximadamente 95,4 mil recenseadores em ação. O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, explica ainda que além do contingente abaixo do necessário, o órgão enfrenta alguns obstáculos como a recusa de alguns domicílios em receber os pesquisadores.

Segundo ele, a participação de gestores municipais é essencial nesse processo.

Desde o início da pesquisa, em 1º de agosto, o IBGE já coletou informações de cerca de 3 milhões de paranaenses e 104 milhões em todo o Brasil, o que equivale a 49% da população estimada do país.

O IBGE orienta que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do instituto, boné do Censo, crachá de identificação e aparelho por meio do qual computam as respostas. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente pela internet ou pelo telefone 0800 721 8181.

Além disso, o crachá do entrevistador também traz um QR code que leva a área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão