ParanáGeral

Coletor de lixo é agredido na RMC e tem orelha decepada

Wesley Bassani ficou ferido após derrubar saco de lixo na frente da casa do agressor

 Coletor de lixo é agredido na RMC e tem orelha decepada

Foto: Luiz Costa/SMCS

O coletor de lixo, Wesley Bassani, de 21 anos, foi agredido por um morador e teve um pedaço da orelha decepada, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O caso foi registrado no final da tarde de quarta-feira (11), quando o gari começava o expediente. Wesley, que trabalha na área há 1 ano, levou uma paulada na cabeça e filmou a situação.

Wesley conta que a agressão aconteceu na primeira rua que o caminhão passou. Ele pegou a sacola na casa do morador, o lixo estava pesado e a sacola, que era frágil, rasgou. O trabalhador comenta que continuou a coleta de lixo na rua e na sequência retornou ao imóvel onde a sacola tinha rasgado para fazer a limpeza na frente da casa, foi aí que o homem bateu no gari com uma vassoura.

O coletor revela que, depois de ver o ferimento, o agressor se arrependeu.

O jovem foi encaminhado a um hospital, onde foi atendido e levou alguns pontos no ouvido. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia do Alto Maracanã. O agressor já foi identificado, bem como o endereço informado à Polícia Civil, que vai dar andamento ao inquérito. O homem pode ser indiciado e responder a um processo penal. Por meio de nota, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) informou que repudia qualquer forma de violência, sobretudo com trabalhadores no exercício da sua profissão. O diretor do sindicato, Rafael Geronimo, relata que o departamento jurídico e de saúde do Siemaco foi acionado para apoiar o Wesley em tudo o que for necessário. Rafael diz que o caso de agressão física nunca havia acontecido, porém a falta de respeito com os coletores de lixo é algo constante.

O Dia do Gari é celebrado em 16 de maio e, por isso, o Siemaco faz uma campanha de conscientização, com algumas dicas que todas as pessoas devem seguir:

  • Nunca encha demais sacolas ou sacos de lixo (garis passam correndo e embalagens mais frágeis podem não suportar o peso);
  • Embale corretamente tudo o que pode ferir os trabalhadores da coleta (cacos de vidro, agulhas, latas e perfurocortantes);
  • Mantenha cachorros presos nos dias de coleta;
  • Ao avistar um caminhão de lixo na rua, DIMINUA a velocidade e AUMENTE A ATENÇÃO. Onde estiver um caminhão de lixo, haverá sempre trabalhadores fazendo a coleta nos arredores.
  • Respeite e valorize o trabalho dos nossos garis. O Siemaco e a nossa cidade agradecem!

Reportagem Fernanda Scholze

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Renegociação com Paraguai será o maior desafio de Itaipu

Renegociação com Paraguai será o maior desafio de Itaipu

Enio Verri, novo diretor-geral da Hidrelétrica destaca Anexo C como maior desafio

BR-277: Fila aumenta viagem em 1h00 no sentido Curitiba

BR-277: Fila aumenta viagem em 1h00 no sentido Curitiba

Em Morretes, permanece a interdição parcial no quilômetro 42

BR-376: 7 quilômetros de fila em Guaratuba, no sentido Curitiba

BR-376: 7 quilômetros de fila em Guaratuba, no sentido Curitiba

Fila permanecia no trecho da Serra do Mar, no quilômetro 668

Ilha do Mel tem novo trecho liberado para banho

Ilha do Mel tem novo trecho liberado para banho

O ponto foi considerado apto aos banhistas e esportistas, conforme boletim de balneabilidade do IAT