ParanáGeral

Coletor de lixo é agredido na RMC e tem orelha decepada

Wesley Bassani ficou ferido após derrubar saco de lixo na frente da casa do agressor

 Coletor de lixo é agredido na RMC e tem orelha decepada

Foto: Luiz Costa/SMCS

O coletor de lixo, Wesley Bassani, de 21 anos, foi agredido por um morador e teve um pedaço da orelha decepada, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O caso foi registrado no final da tarde de quarta-feira (11), quando o gari começava o expediente. Wesley, que trabalha na área há 1 ano, levou uma paulada na cabeça e filmou a situação.

Wesley conta que a agressão aconteceu na primeira rua que o caminhão passou. Ele pegou a sacola na casa do morador, o lixo estava pesado e a sacola, que era frágil, rasgou. O trabalhador comenta que continuou a coleta de lixo na rua e na sequência retornou ao imóvel onde a sacola tinha rasgado para fazer a limpeza na frente da casa, foi aí que o homem bateu no gari com uma vassoura.

O coletor revela que, depois de ver o ferimento, o agressor se arrependeu.

O jovem foi encaminhado a um hospital, onde foi atendido e levou alguns pontos no ouvido. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia do Alto Maracanã. O agressor já foi identificado, bem como o endereço informado à Polícia Civil, que vai dar andamento ao inquérito. O homem pode ser indiciado e responder a um processo penal. Por meio de nota, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) informou que repudia qualquer forma de violência, sobretudo com trabalhadores no exercício da sua profissão. O diretor do sindicato, Rafael Geronimo, relata que o departamento jurídico e de saúde do Siemaco foi acionado para apoiar o Wesley em tudo o que for necessário. Rafael diz que o caso de agressão física nunca havia acontecido, porém a falta de respeito com os coletores de lixo é algo constante.

O Dia do Gari é celebrado em 16 de maio e, por isso, o Siemaco faz uma campanha de conscientização, com algumas dicas que todas as pessoas devem seguir:

  • Nunca encha demais sacolas ou sacos de lixo (garis passam correndo e embalagens mais frágeis podem não suportar o peso);
  • Embale corretamente tudo o que pode ferir os trabalhadores da coleta (cacos de vidro, agulhas, latas e perfurocortantes);
  • Mantenha cachorros presos nos dias de coleta;
  • Ao avistar um caminhão de lixo na rua, DIMINUA a velocidade e AUMENTE A ATENÇÃO. Onde estiver um caminhão de lixo, haverá sempre trabalhadores fazendo a coleta nos arredores.
  • Respeite e valorize o trabalho dos nossos garis. O Siemaco e a nossa cidade agradecem!

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades