PolíticaEleições 2018

Coligação aprova pedido de Cida para afastamento de Beto Richa, mas ex-governador consegue decisão para participar da propaganda eleitoral

 Coligação aprova pedido de Cida para afastamento de Beto Richa, mas ex-governador consegue decisão para participar da propaganda eleitoral

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

O Tribunal Regional Eleitoral determinou que o ex-governador Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, participe da propaganda eleitoral no rádio e televisão, no espaço destinado a coligação ‘Paraná Decide’. A decisão entrou em vigor nesta segunda-feira (17). O conjunto de partidos tinha aprovado o pedido da governadora Cida Borghetti, candidata à reeleição pelo PP, para afastar Richa. O departamento jurídico chegou a ser acionado para formalizar o pedido de afastamento ao TRE. Depois do anúncio feito pela coligação, a assessoria de Richa afirmou que não há amparo legal para o afastamento da candidatura do ex-governador.

Em nota, a defesa diz que ‘Richa só pode ser afastado em caso de morte, desistência voluntária ou indeferimento de candidatura’. Durante a propaganda eleitoral, na noite desta segunda-feira (17), o ex-governador fez uma manifestação de pouco mais de dois minutos e abordou a Operação Rádio Patrulha, do Ministério Público. Richa, familiares e aliados são investigados pelo direcionamento de licitações e pela cobrança de propina para a contratação das chamadas ‘Patrulhas do Campo’, veículos e equipamentos utilizados para a manutenção de estradas rurais. O ex-governador atacou o Gaeco.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime organizado do MP, Leonir Batisti, disse nesta segunda-feira (17) que o procurador-geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia, deve assinar o recurso contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que determinou a soltura de Richa e de outras treze pessoas. Todos foram liberados na madrugada de sábado depois de uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

O ministro afirmou em despacho que havia indicativos de que a prisão do ex-governador do Paraná teve fundo político e que foi decretada baseada em fatos antigos. O coordenador do Gaeco contestou os argumentos acatados pelo ministro e afirmou que vai recorrer da decisão. No entanto, ele reforçou que o Ministério Público ainda não foi notificado, diretamente, da determinação.

O juiz Fernando Fischer, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, mandou que sejam entregues em 24 horas os equipamentos de gravação usados pelo ex-deputado Tony Garcia, delator que motivou a Operação. Ele é amigo de infância de Richa e apontado como um dos responsáveis por arrecadar a propina. A decisão desta segunda-feira (17) se estende ao Ministério Público. O juiz acolheu o pedido da defesa do ex-secretário Pepe Richa, irmão do ex-governador.

No despacho, o magistrado entende que é ‘pertinente’ o depósito dos equipamentos em juízo, ‘considerando a necessidade de se preservar a integridade dos dispositivos’ e ‘diante da possibilidade de que (…) contenham elementos de prova que possam interessar outras investigações ainda em curso’. A defesa do irmão de Richa pedia que fosse realizada uma perícia nos equipamentos de gravação e que, até a conclusão dos exames, a investigação fosse suspensa.

O juiz não acolheu o pedido de suspensão e afirmou que, ‘qualquer impugnação da defesa quanto à autoria dos diálogos’, ‘poderão ser melhor contestadas em eventual apresentação de defesa preliminar’ – já que ainda está em andamento somente a ‘fase investigatória’.

As audiências de instrução com o depoimento dos alvos da operação foram finalizadas nesta segunda-feira (17). A partir de agora, o Ministério Público se prepara para finalizar e, posteriormente, oferecer denúncia contra os investigados. Na sequência, os autos são encaminhados à justiça estadual, que decide se aceita ou não a denúncia do MP. O Ministério Público afirma que Richa chefiou um esquema que desviou 70 milhões de reais do programa Patrulha do Campo, entre 2012 e 2014.

Reportagem: Cleverson Bravo/ Thaissa Martiniuk/ Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Mesa de negociação deve buscar solução sobre pedágio na Lapa

Mesa de negociação deve buscar solução sobre pedágio na Lapa

Prefeitura do município argumenta que moradores não conseguem acessar serviços básicos

Parecer de Vereador é para cassação de Maria Letícia

Parecer de Vereador é para cassação de Maria Letícia

Relator acolheu acusação de abuso a autoridade da parlamentar

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Relatório final deve ser lido no Conselho de Ética em reunião marcada para quarta-feira

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Clayton Maranhão mudou entendimento três dias após despacho que atingia prefeito de Fazenda Rio Grande