PolíticaEleições 2020

Com 18 novos vereadores eleitos, taxa de renovação da Câmara chega a 47% em Curitiba

 Com 18 novos vereadores eleitos, taxa de renovação da Câmara chega a 47% em Curitiba

Foto: divulgação/CMC

image_large-7
Foto: divulgação/CMC

A taxa de renovação do plenário da Câmara Municipal de Curitiba ficou em 47%. São 18 novos vereadores eleitos a partir de 2021. Dos 38 parlamentares atuais, 20 conseguiram se reeleger. O índice de renovação é acima do alcançado no ciclo anterior, quando a taxa ficou em 39% (2016), e igual a registrada há oito anos, de 47% (2012).

Para a professora e cientista política Luciana Panke, mesmo com novos nomes o comportamento político da maioria da Câmara seguirá semelhante a atual.

Os novos vereadores eleitos são: Indiara Barbosa (Novo), Carol Dartora (PT), Denian Couto (Pode), Marcelo Fachinello (PSC), Renato Freitas (PT), Flavia Francischini (PSL), Pastor Marciano (Republicanos), João da Loja 5 Irmãos (PSL), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Nori Seto (PP), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sidnei Toaldo (Patriota), Éder Borges (PSD), Hernani (PSB), Amália Tortato (Novo), Leonidas Dias (Solidariedade) e Salles do Fazendinha (DC).

A especialista ressalta para a estabilização no número de vereadoras eleitas e que duas delas estão entre as mais votadas.

Foram reeleitos Beto Moraes (PSD), Dalton Borba (PDT), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (DEM), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pier Petruzziello (PTB), Professor Euler (PSD), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (DEM), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (DEM) e Zezinho Sabará (DEM). Para o professor de direito constitucional Carlos Strapasson, mesmo com a taxa de renovação maior, os tamanhos das bases aliada à prefeitura e de oposição devem ter poucas alterações a partir do ano que vem.

O partido que terá a maior bancada na Câmara no que vem será o DEM, a mesma sigla do prefeito reeleito Rafael Greca. São 5 vereadores do partido que foram eleitos. Na sequência, com quantidade de parlamentares aparece o PSD, com quatro vereadores. O PSL terá representantes na Câmara pela primeira vez, com 3 parlamentares. O PDT também teve 3 representantes eleitos. Já o PT contará com três integrantes.

Além do PSL, o Novo será novidade no Legislativo da capital, com duas parlamentares. Também terão duas cadeiras: o Pode; o PP; o Republicanos; e o Solidariedade. Ao todo, o Legislativo municipal terá representantes de 20 dos 33 partidos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente são 18 as siglas com cadeiras na Câmara.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Senador foi absolvido, no TRE, das acusações de abuso de poder econômico nas últimas eleições

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Pela proposta o nome social da pessoa travesti ou transexual deve ser registrado conforme solicitação

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

A justificativa é alinhar a nova regulamentação à resolução do Conselho Deliberativo do FNDE