Com a quarentena restritiva, índice de isolamento social no Paraná sobe 2% durante o período

 Com a quarentena restritiva, índice de isolamento social no Paraná sobe 2% durante o período

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Governo do Paraná optou ontem (14) por encerrar a quarentena restritiva no estado. Durante o período, os índices de isolamento social cresceram 2%, de acordo com dados da InLoco, empresa responsável pelo rastreamento do isolamento social no Brasil.  Ainda ontem, o estado bateu um novo recorde de número de mortes pela doença, com 57 óbitos em 24 horas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

A economista e líder do projeto do Índice de Isolamento Social da InLoco, Luiza Botelho, avalia que a alteração do índice foi pequena e destaca que o pico do isolamento costuma ser aos domingos.

Em Curitiba, uma das cidades afetadas pela restrição, o aumento do isolamento foi de 2,5%, acima da média estadual. A análise da capital paranaense foi feita a partir de microrregiões para que a Prefeitura tenha noção de quais são as regiões mais afetadas pelo vírus.

De acordo com a especialista, os índices de isolamento são mais baixos em regiões de varejo e em regiões com menos assistência.

Em um panorama nacional, os estados com maior índice têm 45% da população em casa. O pico de isolamento no país foi no dia 22 de março, um domingo quando os governos se posicionaram sobre a pandemia.

De acordo com dados da InLoco, neste dia, 70% dos brasileiros ficaram em casa. A especialista explica que o sistema funciona a partir de dados de geolocalização com aplicativos parceiros e destaca que os dados são anônimos. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos