Com chamada eletrônica, escolas do Paraná querem identificar e combater evasão escolar

 Com chamada eletrônica, escolas do Paraná querem identificar e combater evasão escolar

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Educação e Esporte, Renato Feder, apresentaram nesta segunda-feira (27/05) o programa Escola Presente, criado para evitar o abandono escolar. Curitiba, 27-05-19. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

(Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O governo do Paraná lançou hoje (27) um programa para combater a evasão nas escolas estaduais. Professores de toda a rede pública têm agora um diário de classe eletrônico, e farão chamada por um aplicativo no celular. O sistema vai gerar relatórios diários e personalizados, que vão identificar imediatamente quais os alunos que não estão frequentando as aulas, ou em quais séries e escolas o problema é mais grave.

Antes do aplicativo, com os antigos livros de chamada, esse dado só ficava disponível de três em três meses. O novo sistema pretende ajudar as escolas e a secretaria da Educação a identificar onde está a evasão e definir ações imediatas para fazer com que esse aluno volte à sala de aula. O secretário da Educação, Renato Feder, diz que essa é uma ferramenta aparentemente simples, mas que pode orientar ações pedagógicas importantes contra a evasão escolar.

A evasão escolar não é um problema pequeno no Paraná: só no ano passado, 89 mil alunos abandonaram a escola no estado. É como se, a cada dia letivo, pouco mais de 440 jovens desistissem de ir às aulas. O secretário também enxerga nisso um problema de gestão pública.

A promotora Luciana Linero, do Centro de Apoio às Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Paraná, diz que a evasão escolar está diretamente relacionada à violência entre jovens. Uma pesquisa feita em 2017 em Curitiba mostrou que os maiores índices de violência estão exatamente onde há os maiores índices de abandono escolar.

Para a promotora, o sistema de chamada eletrônica implantado no Paraná é um bom primeiro passo, mas ainda há muito mais a ser feito para combater a evasão.

A secretaria da Educação diz que cada escola do Paraná terá um objetivo de frequência. O mínimo é de 85%. Com base nisso, os diretores e professores vão monitorar as faltas dos alunos, para garantir que a meta de frequência seja cumprida. A secretaria também vai acompanhar as escolas com os maiores índices de abandono. Nesses casos, o objetivo é agir junto com o Conselho Tutelar, o Ministério Público e as secretarias da Segurança e da Justiça.

Se for o caso, a escola pode acionar essa rede de proteção para ir atrás do estudante e verificar os motivos do abandono escolar. O governo vai oferecer treinamento e capacitação sobre o novo sistema para todos os núcleos regionais de educação até a semana que vem.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem