Com falta de professores, CMEIs da região sul de Curitiba recusam novas matrículas

 Com falta de professores, CMEIs da região sul de Curitiba recusam novas matrículas

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

Sem professores suficientes para atender ao volume de alunos, o CMEI Gerdt Hatschabach, no Campo de Santana, zona sul de Curitiba, está recusando novas matrículas. A denúncia é de uma funcionária da unidade de ensino que pediu para não ser identificada.

Segundo ela, o motivo é a falta de pessoal: das 13 docentes lotadas na unidade, uma não comparece há cerca de um ano e estaria em processo de desligamento e outra trabalha apenas em meio período, ou seja, são apenas 11 docentes. E isso para dar conta de aproximadamente 150 crianças das 7 horas às 18 horas.

Diante do quadro reduzido, a direção do CMEI, que pertence à Regional Tatuquara, tem orientado as famílias a procurarem outras unidades. Mas a comunidade estaria cada vez mais insatisfeita com a situação e a interminável fila de espera.

Preocupa ainda mais a informação de que outras unidades de Educação Infantil dessa mesma Regional estão em situação parecida. Funcionários do CMEI Hermes Macedo também procuraram a BandNews e dizem que apesar de o local ter capacidade para atender 260 crianças, atualmente são apenas 160 alunos, e das 10 salas de aula, somente oito estão em funcionamento. Por lá, de acordo com os relatos, faltam cinco professores.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirma que as turmas estão em fase de reorganização justamente para garantir a relação profissional/criança e a qualidade nos atendimentos. Nesse sentido, o Núcleo Regional de Educação acompanha e dá suporte ao processo.

Ainda segundo o comunicado, um levantamento estatístico sobre a complementação do quadro de professores e profissionais de apoio já foi realizado e mais de mil novos servidores foram convocados desde o início da atual gestão. Os docentes, por sua vez, se dizem cansados de promessas.

Alguns vereadores acompanham o problema, assim como o sindicato que representa os profissionais. A nota da Secretaria Municipal de Educação traz também a informação de que, em janeiro, 380 professores aprovados em concurso público foram chamados e que, ao longo de 2018, 542 docentes foram admitidos para ocupar vagas abertas por causa de aposentadorias e exonerações. Em 2017, conforme o documento, 121 professores de educação infantil e de docências I e II foram convocados, além de 47 auxiliares de serviços escolares.

Há ainda a informação de que a Prefeitura de Curitiba vai abrir um novo processo seletivo em 2019: serão 134 vagas para 23 cargos, incluindo professores da educação infantil e de docência I.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem