Com média global mais alta, 2020 pode ser um dos três anos mais quentes da história

 Com média global mais alta, 2020 pode ser um dos três anos mais quentes da história

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

2020 pode ser o segundo ano mais quente da história. A análise é da Organização Meteorológica Mundial, com base em eventos como fortes ondas de calor, secas, incêndios florestais e furacões intensos. De acordo com a OMM, ao que tudo indica, este será o segundo ano mais quente desde 1850, quando os registros começaram, ficando atrás apenas de 2016. Mesmo com a menor movimentação nas ruas de todo o mundo, por causa da pandemia, e consequente diminuição da emissão de gases nocivos ao meio ambiente, de acordo com a advogada e mestre em desenvolvimento sustentável Olívia Ainbinder, não houve mudanças significativas – especialmente no Brasil.

O mês de novembro de 2020 revelou que as expectativas da OMM devem ser cumpridas. A temperatura média global da terra e da superfície do oceano alcançou 0,97 graus Celsius acima da média do século XX. Esta é a segunda maior temperatura registrada no mês – um pouco abaixo da marca de novembro de 2015 – e excede a agora terceira maior temperatura média observada em novembro de 2019. Os dados são dos Centros Nacionais de Informação Ambiental.Consultora de mudança do clima e sustentabilidade, Ainbinder destaca que essas alterações contribuem para outras mudanças: como a estiagem enfrentada pela região sul do país e temporais cada vez mais severos.

Os primeiros 11 meses de 2020 foram os mais quentes já registrados no Hemisfério Norte, superando o recorde anterior estabelecido em 2016 em 0,09 de grau 0,05 de graus Celsius. O hemisfério sul teve o quinto ano mais quente já registrado. Infelizmente, o aumento das temperaturas não tem freado – o que indica um permanente aquecimento a cada ano.

Os impactos estão por todo o mundo: o calor excepcional também fez com que a cobertura de gelo do mar Ártico derretesse para a segunda menor cobertura registrada em novembro, atrás de 2016. Ela ficou 16% abaixo da média entre 1981 e 2010.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.