Com menos 23,8 mil postos de trabalho, Paraná enfrenta terceiro mês de saldo negativo de vagas

 Com menos 23,8 mil postos de trabalho, Paraná enfrenta terceiro mês de saldo negativo de vagas

Foto: Gilson Abreu/AEN

Pelo terceiro mês consecutivo o Paraná registra saldo negativo de empregos com carteira assinada. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (29).

Em maio, 23,8 mil vagas com carteira assinada foram fechadas no estado. Desde o início do ano, o Paraná fechou 47.696 postos de trabalho no mercado formal. O saldo do Caged leva em consideração a diferença entre demissões e contratações de trabalhadores com carteira assinada. A maior queda em 2020, até agora, foi registrada em abril, quando o estado perdeu 57 mil vagas com carteira assinada.

De acordo com o Ministério da Economia, 55.823 pessoas foram contratadas em maio, mas houve 79.679 demissões. A situação não é exclusiva do Paraná. Pelo contrário: com exceção do Acre, todas os estados registraram saldo negativo em maio, de acordo com o Caged. Em todo o Brasil, quase 332 mil vagas de trabalho foram fechadas.

No ranking nacional, o Paraná teve o quinto pior desempenho no mês, sendo melhor que Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O setor de Serviços voltou a apresentar o pior resultado entre os setores da economia, com o fechamento de 11.380 postos de trabalho com carteira assinada, no Paraná, segundo o Caged. Dentro dos Serviços, estabelecimentos, a área de alojamento e alimentação foram as que sofreram a maior redução de empregos, com o fechamento de 3.754 vagas.

O setor da Construção Civil foi o único com saldo positivo, com 1.489 novos empregos, conforme o Caged. Na indústria, o saldo ficou negativo em 6.999 postos, enquanto o comércio teve menos 6.625 vagas e a agropecuária menos 341. A capital foi a cidade que mais teve vagas fechadas, com saldo negativo em 8.088. 

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos