Com o fim da temporada de verão, postos de guarda-vidas passam para seis no litoral

 Com o fim da temporada de verão, postos de guarda-vidas passam para seis no litoral

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

Foto: Soldado Amanda Morais/ANPr

O fim da temporada de verão representou a diminuição do número de postos de guarda-vidas no litoral do Paraná. Dos 89 postos instalados ao longo dos 90 km de praias, apenas seis estarão à disposição dos veranistas.

Segundo a Tenente Ana Paula Zanlorenzi, os cerca de 700 militares destacados para a Operação Verão retornaram para suas unidades de origem e muitos deles terão férias, um benefício que não pôde ser concedido durante a temporada.  

Ao todo, 15 óbitos foram registrados entre 21 de dezembro e 10 de março. Na operação 2017/2018, que teve 24 dias a menos, foram seis mortes.

Ainda conforme os números do Corpo de Bombeiros, de todos os óbitos deste ano, nove foram em trechos de praia sem guarda-vidas. Outros três casos foram em rios, dois em piscinas e um em uma baía. Um levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que mais de 80% dos casos ocorreram nesses trechos demarcados com placas de perigo.

Isso significa que nenhum registro foi feito em áreas onde os bombeiros estavam presentes. A recomendação é que, mesmo com menor número de postos de guarda-vidas, o cuidado dos turistas e moradores do litoral permaneça.

No final de semana da Páscoa, serão instalados nove postos de guarda-vidas. Eles estarão distribuídos em Pontal do Paraná (nos balneários de Ipanema e Praia de Leste), em Matinhos e em Guaratuba. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193

Reportagem: Kelly Frizzo

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem