Com obra da trincheira suspensa, Mário Tourinho é liberada após quase três meses

 Com obra da trincheira suspensa, Mário Tourinho é liberada após quase três meses

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Após a Prefeitura de Curitiba reconhecer que a obra para a construção de uma trincheira no bairro Seminário estava suspensa desde o final de março, a faixa da esquerda da Rua General Mário Tourinho foi liberada. Por mais de 80 dias a via ficou bloqueada depois da Fonte de Jerusalém, no sentido Parque Barigui.

O bloqueio era alvo de reclamações diárias de ouvintes da BandNews FM. A principal reclamação dos motoristas era que, apesar dos bloqueios, não se viam operários trabalhando no local. O comerciante Ângelo Veiga presenciou várias colisões e confusões no trânsito por causa dos tapumes que bloqueavam a pista.

Em fevereiro, a BandNews FM fez uma reportagem com o objetivo de tentar explicar a situação das obras. No dia 15, reproduzimos informações repassadas pela comunicação da Prefeitura de que eram feitas “obras de fundação” – o que justificaria a aparente morosidade apontada pelos ouvintes.

Hoje (08), uma nota de esclarecimento da Prefeitura informa que as sondagens que estavam sendo feitas na região foram concluídas e os tapumes que estavam na Rua General Mário Tourinho, no trecho entre a Fonte de Jerusalém e a Avenida Nossa Senhora Aparecida, foram retirados, guardados e serão recolocados quando as obras de construção da trincheira forem retomadas. O processo de sondagem citado pela nota, na construção civil, é considerado a primeira etapa do processo construtivo.

Não há data prevista para a retomada da obra, que teve o financiamento suspenso no dia 27 de março. A construção da trincheira da Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida usa recursos federais e, por esse motivo, é financiada pela Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto original, elaborado por uma equipe de engenheiros da UFPR, previa a utilização de estacas produzidas na Polônia.

Sem peças suficientes à disposição à pronta entrega, o consórcio vencedor – formado pela Construtora Triunfo S/A e TCE Engenharia – resolveu comprar equipamentos similares. Foram, ao todo, 216 estacas compradas (93 toneladas de material) que não estavam previstas no projeto original, que passa, portanto, por uma readequação. As peças polonesas seriam utilizadas para estruturar as paredes laterais da trincheira.

Procurada, a construtora Triunfo S/A não atendeu ao pedido de entrevista da BandNews FM. Representantes da TCE Engenharia não foram encontrados pela reportagem. A Prefeitura de Curitiba também informou que se manifestaria apenas por meio de notas.

Reportagem: Ricardo Pereira/ Angelo Sfair

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem