Com pouca chuva, abril foi o mês mais seco desde 1998 em várias regiões do Paraná

 Com pouca chuva, abril foi o mês mais seco desde 1998 em várias regiões do Paraná

Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

O mês de abril de 2021 foi o mais seco dos últimos 23 anos em diversas cidades do Paraná. Cascavel, Umuarama, Maringá, Londrina, Guarapuava e Pato Branco, por exemplo, são alguns dos municípios que tiveram o menor índice de chuva para abril desde 1998. Por outro lado, a região litorânea do estado teve acumulado superior à média histórica: em Guaratuba choveu 233,4 mm, sendo que a média para o período é de 190 mm.

De acordo com o Simepar, a estabilidade das últimas semanas ocorre porque as frentes frias, responsáveis pela chuva nesta época do ano, não conseguiram ingressar no estado com força suficiente para causar chuvas expressivas. Também foram poucos sistemas frontais (que são, basicamente, o encontro entre uma frente fria e uma frente quente) que passaram pelo Paraná no período. Abril também foi mais frio em relação às médias históricas em grande parte do Paraná. No leste, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, o motivo foi a nebulosidade causada pelos ventos que sopram do oceano.

A menor temperatura do mês ocorreu no dia 29: -1,5°C (menos um grau e meio) em General Carneiro. Já o maior valor foi em Capanema, que alançou 36,8°C (trinta e seis vírgula oito graus) no dia 11.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.