Com prazo de entrega em dezembro de 2015, obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, ainda não está pronta

 Com prazo de entrega em dezembro de 2015, obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, ainda não está pronta

(Foto: Divulgação/PMSJP)

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Em obras há mais de 4 anos, a Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ainda não está totalmente concluída. A via é uma continuação da Avenida Marechal Floriano Peixoto na entrada da cidade e fazia parte do Programa Pró-Transporte do PAC da Copa 2014. O prazo inicial de entrega da obra, que teve um investimento de mais de 26 milhões de reais, era dezembro de 2015.

Mas até hoje, um trecho da Avenida segue bloqueado. O analista comercial Dimas Langue diz que passa pelo local todos os dias e enfrenta um trânsito carregado, especialmente porque os carros dividem espaço com os ônibus, que deveriam circular em canaleta exclusiva.

O projeto inicial do Corredor Marechal Floriano contava com a requalificação da Avenida das Américas ao longo de quase 3 quilômetros e meio da via. A obra incluía a construção de duas trincheiras (nas ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos), a ampliação da ponte sobre o Rio Iguaçu, a restauração do pavimento, pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo.

Além disso, seria feito o prolongamento da canaleta exclusiva do sistema integrado de transporte da Av. Marechal Floriano, em Curitiba, até o Terminal Central de São José dos Pinhais. Mas a empresa vencedora da licitação na época não cumpriu os prazos previstos no edital.

Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), um novo edital foi lançado, mas umas das concorrentes conseguiu impugnar o documento na justiça. Mais uma vez um novo edital precisou ser elaborado, mas para isso foi necessário atualizar os custos do empreendimento. Tudo isso atrasou ainda mais o processo de finalização da obra.

Ainda de acordo com Comec, atualmente faltam alguns detalhes para garantir a segurança do trecho antes que possa ser liberado. Entre eles, a instalação de semáforos e sinalização e a correção de asfalto e calçada. A expectativa é que os trabalhos sejam retomados até o fim do ano e novo prazo, a partir do início dessa última etapa é de 120 dias.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: Ary Portugal/PMSJP)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem