Com preço alto da gasolina, etanol tem recorde de vendas

 Com preço alto da gasolina, etanol tem recorde de vendas

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O etanol bateu recorde de vendas nos postos de combustíveis no primeiro semestre de 2018. Segundo a Superintendência de Defesa da Concorrência, Estudos e Regulação Econômica (SDR), entre janeiro e junho deste ano foram comercializados em todo o país 8,09 bilhões de litros do combustível, 38,45% a mais do que no mesmo período de 2017.

Os dados são da Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis, que mostram também uma queda na procura por gasolina. Os números são sentidos na prática pelos donos de postos de combustível. É o que explica Jones Salvaro, que tem 4 postos na capital.

As vendas de gasolina tiveram uma queda de 11,98%. Passando de 22,42 bilhões de litros no primeiro semestre do ano passado, para 19,73 bilhões. Apenas o mês de junho teve um leve crescimento, de 2,39% em comparação a maio, mas isso é atribuído ao retorno das atividades após a greve dos caminhoneiros. Salvaro afirma que, para os empresários, o preço alto da gasolina também é ruim.

O preço do etanol está 18% mais caro neste ano em relação ao ano passado. Mas ainda é mais vantajoso em relação à gasolina, que teve uma nova alta nesta quinta-feira. O litro do combustível nas bombas pode ser encontrado entre R$ 4,07 até R$ 4,32.

De acordo com a Petrobras, o aumento obedece à política de preços da empresa para a gasolina e o diesel comercializados com as distribuidoras e tem influência dos preços internacionais e da oscilação do dólar.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem