Com substituição, órgãos municipais reduzem em 68% a compra de copos descartáveis

 Com substituição, órgãos municipais reduzem em 68% a compra de copos descartáveis

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Os servidores municipais de Curitiba deixaram de usar 5 milhões e 200 mil copos plásticos em 2018, em relação a 2017. É o que mostra um levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Administração, que aponta uma diminuição de 68,6% nas compras dos itens. A mudança ocorre depois de muitos funcionários adotarem copos reutilizáveis, deixando de lado os utensílios descartáveis. Segundo a Superintendente da Secretaria de Planejamento e Administração, Alessandra Paluski, a proposta gera economia aos cofres públicos, mas tem foco na preservação ambiental, já que, em média, um copo plástico leva entre 200 e 400 anos para se decompor.

Um dos órgãos que adotaram a mudança é o Instituto Municipal de Administração Pública, o Imap, onde todos os servidores receberam um copo reutilizável. A entrega foi feita no aniversário do Instituto, em novembro do ano passado, como parte de um programa de sustentabilidade. Os novos copos também ficam disponíveis junto aos bebedouros e na copa. Um trabalho de sensibilização dos funcionários, com a exibição de um vídeo mostrando o impacto do uso de copos plásticos, fez com que eles adotassem o novo utensílio à rotina. Feitos de um plástico resistente, térmico e reciclável, as peças trazem uma mensagem de incentivo para quem as usa: “Curitiba sustentável – a mudança está em suas mãos”. O copo é decorado com um desenho criado pela servidora Patrícia Kowaleski, do Instituto Municipal do Turismo.

Outros órgãos públicos também estão focados na mudança. Na Urbs, os funcionários receberam palestras, e adesivos no prédio lembram a necessidade de novos hábitos. O trabalho é coordenado pela Comissão de Sustentabilidade da empresa. A meta é reduzir não apenas o consumo de copos descartáveis, mas também o de energia, combustível, água e papel. Outras secretarias devem aderir aos copos reutilizáveis.

Em 2018, a prefeitura comprou 24.240 pacotes de copos plásticos, cada um tem 100 unidades. Em 2017 haviam sido adquiridos 77.211 pacotes.

Reportagem: Ana Flávia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem