Começa amanhã a última etapa de vacinação contra dengue em Paranaguá

 Começa amanhã a última etapa de vacinação contra dengue em Paranaguá

(Foto: divulgação/Prefeitura de Paranaguá)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Paranaguá)

Para encerrar um ciclo de imunização contra a dengue, a terceira dose da vacina contra a doença será oferecida entre amanhã (07) e o dia 7 de dezembro em Paranaguá e outros oito municípios do Paraná. O Dia D de vacinação está agendado para o dia 24 de novembro, um sábado. Somente as pessoas que já tomaram as duas primeiras doses da vacina poderão ser imunizadas nesta etapa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os nove municípios escolhidos ainda precisam ampliar a cobertura vacinal. A campanha de vacinação neste ano abrangia 30 municípios. Segundo o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, as pessoas que tomaram as duas primeiras doses devem se informar em qual unidade de saúde há vacina disponível.

O Paraná iniciou a oferta da vacina em agosto de 2016, no ano em que o Estado enfrentou a pior epidemia, com o registro de mais de 56 mil casos e 63 mortes por dengue. A cada seis meses jovens entre 15 e 27 anos de 28 cidades receberam uma das três doses necessárias para garantir imunidade contra a doença. Em Assai e Paranaguá, o púbico-alvo era de 9 a 44 anos. Dos 30 municípios elencados para receber as doses, 20 não cumpriram a meta de vacinar 80% do público-alvo.

No total, o Paraná imunizou 144.545 pessoas com as três doses da vacina contra a dengue, em torno de 46% dos 308.918 paranaenses que iniciaram o esquema vacinal. Essas pessoas vivem nas cidades mais críticas e propícias a epidemias repetitivas. As cidades que receberão a vacina nesta etapa serão Paranaguá, Foz do Iguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Sarandi, Cambé, Londrina e São Sebastião da Amoreira.

Cada cidade deve definir a estratégia para vacinar sua população alvo com a terceira dose. Parte dos municípios onde haverá vacinação é campo da pesquisa de efetividade da vacina, promovida em parceria com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos, a Organização Pan-Americana de Saúde e o Ministério da Saúde.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem