Comerciantes do litoral esperam movimento 40% menor nesta temporada

 Comerciantes do litoral esperam movimento 40% menor nesta temporada

Foto: Maurilio Cheli/ANPr

Comerciantes do litoral esperam movimento 40% menor que o registrado na temporada de verão passada, a última antes da pandemia. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Adriano Menine Ribeiro, o número de veranistas pode ser semelhante ao do último verão, porém, a intenção de compra nos comércios deve ser menor.

Todo o litoral conta com 294 mil habitantes, mas conforme dados da Operação Verão de anos anteriores, cerca de 1,5 milhão de turistas visitaram as praias do estado ao longo da alta temporada. Com as restrições impostas pela pandemia e a crise instalada ao longo do ano que fez com que ficasse menor,

Apesar da expectativa de faturamento do comércio menor – com a queda do poder de compra dos consumidores – a temporada deve ser satisfatória, como conta a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig), Solange Aparecida de Souza.

Apesar da pandemia e das projeções menores de faturamento, os últimos feriados antes da temporada de verão serviram de termômetro para os comerciantes e apontam que para determinados setores como de hotelaria e aluguel por temporada não deve ocorrer tantas mudançaws.

Segundo o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), Ercio Weschenfelder, a percepção é que a temporada de verão ajude o comércio a recuperar parte do faturamento perdido ao longo deste ano.

Neste ano devido a pandemia, a tradicional Festa da Virada em todo o litoral não será realizada. Em decisão conjunta, os prefeitos dos municípios litorâneos concordaram em não realizar queima de fogos de artifício, nem contratar trios elétricos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem