Comerciantes protestam na Estrada da Graciosa contra a restrição na circulação de veículos neste fim de ano

 Comerciantes protestam na Estrada da Graciosa contra a restrição na circulação de veículos neste fim de ano
a6f439b4-9a89-4a1e-a9bb-eea8c58d460c
Fotos: colaboração

Aproximadamente 50 pessoas realizaram um protesto na entrada do portal da Estrada da Graciosa, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A manifestação, que foi feita entre 3 e 5 horas da tarde desta quarta-feira (30) na saída 58 da BR-116, aconteceu por conta da restrição na circulação de veículos neste fim de ano na estrada.

De 30 de dezembro a 3 de janeiro, das 9 horas da manhã até às 4 da tarde, os automóveis estão proibidos de circular no trecho que começa no quilômetro zero da PR-410, que tem início no Portal da Graciosa, até o quilômetro 19,5, no Trevo São João da Graciosa. A restrição não se aplica aos veículos dos moradores dos municípios de Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba e também a automóveis de entregas para moradores, que deverão comprovar sua atuação.

As medidas constam em resolução conjunta publicada pelas Secretarias de Segurança Pública e da Saúde. A resolução justifica as regras temporárias, no esforço do Governo do Estado na contenção do contágio do coronavírus. Segundo as pastas, é frequente e atual a ocorrência de aglomerações de pessoas nos recantos e margens dos rios São João e Nhundiaquara, o que potencializa a transmissão da Covid-19.

cebb40f7-efa5-47a5-b644-87fb4c7b34b3
Fotos: colaboração

As medidas têm objetivo, ainda, de prevenir os veranistas com relação aos alertas de chuvas intensas na primeira semana do ano, com a possibilidade da ocorrência de desastres naturais, frequentemente registrados na região, como deslizamentos de terra, quedas de barreiras e desmoronamentos.

A fiscalização fica a cargo da Polícia Rodoviária Estadual e será realizada no posto anexo ao Portal da Graciosa, no início da rodovia, e de modo ostensivo, ao longo de toda a estrada. O motorista que descumprir as medidas de restrição, será impedido de seguir viagem e orientado pelos Policiais a tomar o retorno mais próximo.

Pelo texto da resolução, não há previsão da possibilidade de aplicação de multas aos motoristas. Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que esteve com representantes presentes no protesto, afirmou que a restrição das 9h às 16h tem o objetivo de conter a proliferação da pandemia e evitar acidentes de trânsito naquela região. Também porque neste período do ano acontecem muitas chuvas que causam cabeças de água e acarretam no aumento de acidentes.

A instituição reforça que fora esse horário nos outros períodos a estrada está aberta.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem