Comerciantes relatam queda de até 60% no faturamento devido a obras no Centro

 Comerciantes relatam queda de até 60% no faturamento devido a obras no Centro

Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Os comerciantes da Rua Voluntários da Pátria, no Centro de Curitiba, estão preocupados com a queda no movimento – que chega a 60%. Desde julho, quando a obra de revitalização da via começou – na quadra entre a Praça Osório e a Rua Emiliano Perneta, o número de clientes despencou. A prefeitura vai aumentar a calçada, melhorar a pavimentação e trazer mais movimento ao comércio, ao facilitar o tráfego de pedestres.

No entanto, a via está bloqueada para carros e a calçada está com uma faixa reduzida para os pedestres, além de estar com buracos e pedras soltas. Quando chove, a reclamação é de lama. Quando tem sol, de poeira.

Sandra Ferreira Silva é, agora, a única vendedora em uma loja de roupas. A dona do estabelecimento precisou demitir a outra funcionária devido à queda no movimento.

Perto dali, mais uma loja – assim como tantas outras, onde o os comerciantes têm enfrentado prejuízo. Sueli Nogueira trabalha como supervisora e diz que os ganhos têm caído nas últimas semanas. A queda já representa mais da metade do faturamento. Ela defende que as obras também aconteçam aos finais de semana, para agilizar o serviço.  

Para tentar amenizar o prejuízo, os funcionários têm feito vendas externas – ou seja, em vez de o cliente ir até a loja, são eles que vão até os compradores.  

O projeto prevê um corredor pela Voluntários da Pátria, que colocará calçada e a pista de rolagem de paralelepípedos na mesma altura. A engenheira Rosana Dalledone, responsável pela fiscalização da obra, afirma que a previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro em toda a extensão da rua, que vai da Praça Osório até a Praça Rui Barbosa.

De acordo com a prefeitura, o trabalho da troca na pista de rolagem é praticamente artesanal, já que são instalados blocos de paralelepípedo no lugar do asfalto. O trecho entre a Praça Osório e a Rua Emiliano Perneta deve ser liberado para os veículos na próxima terça-feira (3). A repaginação da rua faz parte do projeto Rosto da Cidade, que está revitalizando fachadas de prédios e locais históricos da capital.

Reportagem: Ricardo Pereira

Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)
Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem