PolíticaCidadania

“Comida Boa” será replicado em outros estados do Brasil

Programa recebeu reconhecimento nacional durante visita do Ministro Paulo Teixeira à Curitiba nesta sexta-feira

 “Comida Boa” será replicado em outros estados do Brasil

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O programa paranaense “Comida Boa” recebeu reconhecimento nacional. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou nesta sexta-feira (8) a Ceasa de Curitiba para conhecer a iniciativa que atende famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A atividade funciona em parceria com produtores e permissionários atacadistas que trabalham na central de abastecimento, através de doação de frutas, verduras e legumes sem padrão de comercialização, mas em boas condições de consumo e com alto valor nutricional. Paulo Teixeira reforça que o projeto é importante para diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de vida da população.

LEIA MAIS

O Programa Comida Boa foi criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e está disponível em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O governador do Paraná, Ratinho Junior destaca que o banco reaproveita seis mil toneladas de alimentos por ano e atende quase 1,5 milhão de pessoas.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD Contínua, oito milhões de pessoas estavam em insegurança alimentar no Brasil em 2023. Pensando em mudar esse cenário, o modelo paranaense de reaproveitamento de alimentos deve ser replicado em outras cidades brasileiras. É o que detalha a presidente do Pacto Contra a Fome, Geyse Diniz.

São beneficiadas pela iniciativa entidades de assistência social, como lar de idosos e hospitais, além de famílias em situação de vulnerabilidade. Já aquelas frutas, verduras e legumes sem condições de consumo humano são distribuídas a institutos que abrigam animais silvestres resgatados do tráfico ou que foram vítimas de maus-tratos. A iniciativa do Paraná também conta com a participação do Deppen (Departamento de Polícia Penal do Paraná). Pessoas privadas de liberdade são contratadas para trabalhar no processamento de alimentos e são capacitadas para atuar como auxiliar de cozinha.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

felipe.lunardi

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Segundo prefeito eleito, Eduardo Pimentel, as novas pastas não aumentam o orçamento

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

O 13º salário para os vereadores já vai beneficiar os reeleitos em 2025