Comissão da OAB faz vistoria no Complexo Médico Penal e não encontra irregularidades

 Comissão da OAB faz vistoria no Complexo Médico Penal e não encontra irregularidades

(Foto: divulgação/SESP)

(Foto: divulgação/SESP)

A comissão de Direitos Humanos da OAB, seccional Paraná, afirmou que não encontrou nenhum tipo de irregularidades no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na grande Curitiba. A vistoria foi feita depois que veio a público uma carta em que um dos presos da unidade denuncia supostas regalias dadas aos detidos da operação Lava Jato que estão no local.

De acordo com a carta, um grupo de ex-executivos, políticos e doleiros condenados na operação estariam utilizando celulares, teriam acesso à Internet e a outros privilégios como visitas íntimas, inclusive de prostitutas, serviços como segurança particular e comida diferenciada.

Ainda segundo a denúncia, esses presos estariam usando “laranjas” para realização de cursos e para a execução de trabalhos que reduzem a pena. A carta teria sido escrita de dentro da unidade penitenciária e enumera um total de 27 irregularidades. O presidente da comissão de direitos humanos da OAB, Alexandre Salomão, diz que após uma vistoria em todas as galerias do Complexo Médico Penal, as informações relatadas na carta não se confirmaram.

O presidente da comissão de direitos humanos da OAB-PR ainda explica que qualquer objeto ou alimento entregue à unidade e que estejam fora do padrão são retidos pelos agentes.

O presídio abriga 799 presos, sendo que a capacidade é para 659. A contagem oscila bastante, já que muitos deles permanecem no local por pouco tempo – a unidade é hospitalar e oferece tratamento médico para presidiários de todo o Paraná. Do total de detentos, apenas 13 são da Operação Lava Jato. Entre eles estão o ex-deputado federal André Vargas, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e o ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

A força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que foi aberto um procedimento para apurar as denúncias relatadas, no entanto, o processo segue em sigilo. Um pedido de providências sobre o mesmo caso já havia sido feito pelo Ministério Público Estadual no fim do ano passado, mas a justiça julgou improcedente o processo por falta de provas.

Em nota, o Departamento Penitenciário do Paraná afirma que desconhece a denúncia e que ainda não teve acesso ao conteúdo da carta entregue a força-tarefa. Além disso, segundo a assessoria de imprensa, uma vistoria foi realizada na semana passada no Complexo Médico Penal pela corregedoria do Depen e também não encontrou irregularidades no funcionamento da unidade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem