Comissão de Saúde aprova projeto que assegura o uso de medicamentos a base de cannabis sativa

 Comissão de Saúde aprova projeto que assegura o uso de medicamentos a base de cannabis sativa

Foto: ALEP

O Projeto de Lei que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de substâncias encontradas na planta cannabis sativa, conhecida popularmente como maconha, foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado. Agora, o texto segue para votação em plenário pelos deputados.

De autoria do deputado Goura (PDT), o PL prevê que remédios a base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) sejam disponibilizados para o tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. O texto já tinha sido aprovado, em julho, pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O relator do parecer da Comissão de Saúde, deputado Michele Caputo, já tinha adiantado o posicionamento favorável durante a participação dele na audiência pública no fim de setembro, que debateu “o acesso de pacientes a medicamentos à base de cannabis sativa com fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. No Brasil, não há proibição aos remédios à base de cannabis.

A Anvisa autoriza a importação de medicamentos deste tipo desde 2017. Entre os benefícios dos medicamentos, se destacam a diminuição de dores, o controle de espasmos involuntários, a redução de inflamações e o alívio para náuseas.

O assunto também é debatido na esfera nacional, na Câmara dos Deputados. Autorizar medicamentos à base do CBD e do THC não altera o entendimento em relação ao uso recreativo da maconha. 

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem