Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura

 Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura
Foto: divulgação/Unsplash

No Brasil são 15,7 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com o Atlas 2021 da Federação Internacional da Diabetes. Estima-se que 23% fazem uso diário da insulina. Para isso são usadas agulhas e seringas descartáveis, assim como em tratamentos de infertilidade, enxaqueca, alergias, deficiência do hormônio do crescimento e outras situações de saúde.

Este material, poucas vezes tem a destinação correta, como conta a Dra. Daniele Zaninelli, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

É possível comprar um coletor adequado em lojas especializadas em materiais hospitalares. Também é possível fazer um coletor em casa, desde que ele seja de um material inquebrável, com paredes rígidas e resistentes à perfuração ou vazamento e com abertura larga o suficiente para o depósito de materiais sem acidentes. A tampa também deve oferecer boa vedação, como conta a médica.

A Associação SEMPR Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem uma campanha – Agulha no lixo é um perigo com o propósito de orientar a população sobre o impacto ambiental e também os acidentes que estes materiais podem causar quando descartados de forma incorreta.

A iniciativa acontece desde 2020 e conta com o apoio da SBEM-PR, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Infectologia, Associação Paranaense de Hepatologia, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Governo do Paraná e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Desde 2020 o Paraná tem uma semana anual dedicada à conscientização sobre o descarte correto do lixo gerado no tratamento do diabetes e outras doenças, realizada na 1ª semana de março.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem