CuritibaGeral

Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura

A SBEM tem uma campanha chamada Descarte Amigo - Agulha no lixo é um perigo, o propósito é orientar a população sobre o impacto ambiental e prevenir os acidentes quando descartados de forma incorreta.

 Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura

Imagem: Divulgação

No Brasil são 15,7 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com o Atlas 2021 da Federação Internacional da Diabetes. Estima-se que 23% fazem uso diário da insulina. Para isso são usadas agulhas e seringas descartáveis, assim como em tratamentos de infertilidade, enxaqueca, alergias, deficiência do hormônio do crescimento e outras situações de saúde.

Este material, poucas vezes tem a destinação correta, como conta a Dra. Daniele Zaninelli, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

É possível comprar um coletor adequado em lojas especializadas em materiais hospitalares. Também é possível fazer um coletor em casa, desde que ele seja de um material inquebrável, com paredes rígidas e resistentes à perfuração ou vazamento e com abertura larga o suficiente para o depósito de materiais sem acidentes. A tampa também deve oferecer boa vedação, como conta a médica.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia tem uma campanha chamada Descarte Amigo – Agulha no lixo é um perigo com o propósito de orientar a população sobre o impacto ambiental e também os acidentes que estes materiais podem causar quando descartados de forma incorreta.

A iniciativa acontece desde 2020 e conta com o apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Infectologia, Associação Paranaense de Hepatologia, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Governo do Paraná e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Desde 2020 o Paraná tem uma semana anual dedicada à conscientização sobre o descarte correto do lixo gerado no tratamento do diabetes e outras doenças, realizada na 1ª semana de março.

Reportagem: Amanda Yargas
.



Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Show “Uma Noite Com Os Bee Gees” é apresentado pela banda argentina Geminis

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

Trecho foi totalmente bloqueado para o destombamento do caminhão na tarde desta quarta (24)

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto