CuritibaGeral

Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura

A SBEM tem uma campanha chamada Descarte Amigo - Agulha no lixo é um perigo, o propósito é orientar a população sobre o impacto ambiental e prevenir os acidentes quando descartados de forma incorreta.

 Como jogar fora agulhas e seringas de forma segura

Imagem: Divulgação

No Brasil são 15,7 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com o Atlas 2021 da Federação Internacional da Diabetes. Estima-se que 23% fazem uso diário da insulina. Para isso são usadas agulhas e seringas descartáveis, assim como em tratamentos de infertilidade, enxaqueca, alergias, deficiência do hormônio do crescimento e outras situações de saúde.

Este material, poucas vezes tem a destinação correta, como conta a Dra. Daniele Zaninelli, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

É possível comprar um coletor adequado em lojas especializadas em materiais hospitalares. Também é possível fazer um coletor em casa, desde que ele seja de um material inquebrável, com paredes rígidas e resistentes à perfuração ou vazamento e com abertura larga o suficiente para o depósito de materiais sem acidentes. A tampa também deve oferecer boa vedação, como conta a médica.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia tem uma campanha chamada Descarte Amigo – Agulha no lixo é um perigo com o propósito de orientar a população sobre o impacto ambiental e também os acidentes que estes materiais podem causar quando descartados de forma incorreta.

A iniciativa acontece desde 2020 e conta com o apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Infectologia, Associação Paranaense de Hepatologia, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Governo do Paraná e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Desde 2020 o Paraná tem uma semana anual dedicada à conscientização sobre o descarte correto do lixo gerado no tratamento do diabetes e outras doenças, realizada na 1ª semana de março.

Reportagem: Amanda Yargas
.



Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Confira a lista completa das linhas que atendem os locais de prova neste domingo (27)

Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Expectativa de vida aumenta para 78,5 anos no Paraná

Com o censo populacional defasado, os dados ainda não consideram a pandemia do coronavírus

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Segundo a Sanepar, o abastecimento de água deve ser afetado entre 8h e 20h

DER oferece guincho em rodovias do norte e norte pioneiro

DER oferece guincho em rodovias do norte e norte pioneiro

Em caso de acidentes, os usuários podem acionar o guincho gratuitamente pelo telefone 0800-400-0404