Comunidade acadêmica se mobiliza contra corte de bolsas de pós-graduação

 Comunidade acadêmica se mobiliza contra corte de bolsas de pós-graduação

(Foto: divulgação/UFPR)

 

(Foto: divulgação/UFPR)

Um ato público realizado na noite desta segunda-feira (6), no Centro de Curitiba, defendeu a manutenção de bolsas de pós-graduação, ameaçadas por cortes orçamentários. Universidades pedem que a Lei de Diretrizes Orçamentárias seja sancionada sem vetos por Michel Temer. A manifestação foi realizada na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

A instituição é uma das que reagiram contra um possível corte na verba do Ministério da Educação. Um alerta feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta semana indica que uma redução orçamentária no ano que vem pode levar ao cancelamento de aproximadamente 93 mil bolsas de pós-graduação no país.

O alcance da medida por instituição de ensino ainda é desconhecido, mas o corte pode comprometer pelo menos parte das 5 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas na Universidade Federal do Paraná. A redução do orçamento seria concretizada se o presidente da República vetar um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 que permite que as despesas de universidades públicas pagas com receitas próprias fiquem fora do teto.

A reitoria da Universidade Federal do Paraná está convidando a sociedade a se mobilizar contra o corte no orçamento do MEC. Na semana passada, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que essa representaria a mais grave crise sofrida nos últimos anos. Ela atingiria todos os níveis de ensino, desde o básico até a pós-graduação.

A maior parte das pesquisas produzidas no Brasil, assim como do conhecimento em ciência e tecnologia, está concentrada na pós-graduação e nas universidades públicas. A longo prazo, toda a sociedade corre o risco de ser prejudicada com a interrupção de projetos de pesquisa em diferentes áreas, como a saúde e a educação.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem