Curitiba

Condenado, homem é preso por importunação sexual em ônibus

Suspeito soma 154 anos de condenação por crimes como estupro e roubo

 Condenado, homem é preso por importunação sexual em ônibus

Foto: Daniel Castellano / SMCS (arquivo)

Um homem de 66 anos foi preso, na madrugada desta quarta-feira (06), suspeito de importunação sexual contra uma mulher dentro de um ônibus do transporte público de Curitiba. Durante a abordagem, a equipe da Guarda Municipal constatou que se tratava de um foragido da Justiça, com um total de 154 anos de condenação por crimes como estupro e roubo.

O caso foi registrado dentro do ônibus da linha 811/Saturno, no bairro Santo Inácio. Ao perceber a conduta do suspeito, a vítima de 44 anos pediu ajuda ao motorista, que deteve o homem e acionou a Guarda, no Centro de Operações da Defesa Social. A ocorrência foi atendida pela viatura mais próxima, que chegou ao local em poucos minutos.

O suspeito foi abordado dentro do ônibus e encaminhado para a Delegacia da Mulher.

Importunação sexual

Somente no primeiro semestre deste ano, a Guarda Municipal registrou 39 casos de importunação sexual, em Curitiba. Nos primeiros seis meses do ano passado, tinham sido registrados 18 casos. registrados 18 casos. O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, diz que a atitude das pessoas diante dos casos pode explicar o aumento dos registros. “Temos feito diversas campanhas no sentido de orientar as pessoas a denunciar esses casos. A legislação é nova, com menos de quatro anos de existência, por isso é importante informar e discutir o assunto”, afirma.

No ano passado, Curitiba sancionou uma lei que instituía uma campanha permanente de combate ao assédio e à importunação sexual no transporte público. O secretário orienta também que as pessoas acionem a Guarda Municipal pelo telefone 153, assim que presenciarem uma situação de assédio dentro do ônibus. “É preciso que a denúncia seja feita de forma imediata, para que uma equipe possa fazer a abordagem antes do desembarque do suspeito”, diz.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.