CuritibaGeral

Congresso Nacional de Direito Médico acontece em Curitiba

Encontro nacional aponta soluções para problemas com planos de saúde no Brasil

 Congresso Nacional de Direito Médico acontece em Curitiba

Foto: Reprodução/TJPR

O mercado de planos de saúde no Brasil alcançou 51,4 milhões de beneficiários em 2024, representando 25% da população. No ano passado, o país registrou 565 mil ações judiciais relacionadas à saúde, com 20% de aumento em relação ao ano de 2022, segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

A maior parte dos processos está ligada às negativas de cobertura de medicamentos e procedimentos fora do rol da Agência Nacional de Saúde que, atualmente, tem 3.500 procedimentos, mas novas tecnologias costumam ficar de fora. Por isso, muitos beneficiários recorrem à justiça para conseguir os tratamentos de saúde que são negados.

As operadoras enfrentam prejuízos crescentes com despesas judiciais, totalizando R$ 17 bilhões nos últimos cinco anos. Enquanto isso, em 2023, as mensalidades dos planos subiram até 25%, bem acima da inflação. Além disso, especialistas sugerem que preços abusivos de medicamentos e tratamentos no Brasil podem ser a raiz de todo o problema da saúde pública e suplementar.

Esse assunto será discutido no Congresso Nacional de Direito Médico que será sediado em Curitiba. João Horácio Lima, advogado e professor universitário, doutor em Saúde Global e Sustentabilidade, vai trazer temas que serão discutidos com profissionais da saúde e do direito.

Gabriel Massote, presidente da Comissão de Direito Médico de Uberlândia vai discutir sobre os tratamentos alternativos e assistência domiciliar.

O congresso tem como tema: Inovação, Ética e Justiça: Desafios no Direito Médico e da Saúde e ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, no Tribunal de Justiça do Paraná, das 9h às 19h com entrada gratuita.

Reportagem: Juliano Couto

Avatar

Olívia Marques

Quadrilha invade apartamento de luxo e é presa em 2h30min

Quadrilha invade apartamento de luxo e é presa em 2h30min

Produtos recuperados de furto, em Curitiba, são avaliados em mais de um milhão de reais

Com 24,6 mm, moradores ficam desalojados após chuvas, em Curitiba

Com 24,6 mm, moradores ficam desalojados após chuvas, em Curitiba

Foram 15 situações de quedas de árvores e galhos, entre a manhã e tarde