PolíticaGeral

Conheça os novos secretários de Curitiba

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo prefeito eleito, Eduardo Pimentel

 Conheça os novos secretários de Curitiba

Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou, nesta terça-feira (26) os seis primeiros nomes que vão compor a equipe de governo para a administração que começa em 2025. O vice-prefeito Paulo Martins (PL) foi confirmado como o próximo secretário de Desenvolvimento Econômico, uma das três novas pastas que serão criadas na gestão.

“São profissionais escolhidos por mim por sua competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população curitibana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. Nosso objetivo é manter o que já está funcionando e avançar com segurança para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, sem abrir mão do cuidado com as pessoas”, disse o prefeito eleito.

Além de Paulo Martins, outros dois nomes da política municipal ganham destaque. O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos), será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano, outra novidade na estrutura administrativa.

Eduardo Pimentel também anunciou a manutenção de nomes da atual administração. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi Bellegard Palacios, e o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, permanecerão em seus cargos, garantindo continuidade a projetos estratégicos da cidade.

Cerimônia de posse

A posse dos secretários municipais está marcada para janeiro de 2025. Segundo Eduardo Pimentel, novos nomes devem ser anunciados nas próximas semanas para completar o quadro que irá administrar Curitiba ao lado de Eduardo Pimentel nos próximos quatro anos.

Com 531.029 votos, o equivalente a 57,64% dos votos válidos, Eduardo Pimentel assume o comando da capital paranaense com a experiência de oito anos como vice-prefeito de Rafael Greca e com o compromisso assumido de promover um novo ciclo de crescimento sustentável, inclusão e qualidade de vida para todos os cidadãos.

Saiba mais sobre os secretários:

Paulo Eduardo Martins
Paulo Eduardo Martins (PL), jornalista e político com experiência pública também assume o cargo de vice-prefeito da capital a partir de 2025, acumulando funções estratégicas na condução de políticas para fortalecer o crescimento econômico da cidade. Com dois mandatos como deputado federal pelo Paraná (2015-2023), destacou-se na defesa da liberdade de expressão, desburocratização e fortalecimento do setor produtivo, além de integrar comissões importantes, como a de Constituição e Justiça. À frente da nova secretaria, Martins será responsável por atrair investimentos e gerar empregos, reforçando o compromisso da gestão com o crescimento sustentável e a modernização econômica da cidade.

Marcelo Fachinello
Gestor público e jornalista esportivo, Marcelo Fachinello (Podemos), já atuou nas secretarias estadual e municipal de esportes, além do Instituto Curitiba Turismo. Na iniciativa privada, possui experiência em veículos renomados como as rádios CBN e Transamérica, os jornais O Estado do Paraná e Metrô, e a TV Paraná Turismo.
Eleito vereador de Curitiba em 2021, Fachinello presidiu a Câmara Municipal no biênio 2023/2024, período em que implementou o programa de compliance no legislativo, reconhecido com o Selo Diamante de Transparência pelo Tribunal de Contas do Paraná. Em 2024, foi reeleito vereador com 10.812 votos, sendo o mais votado entre os reeleitos, e assumirá seu segundo mandato na legislatura de 2025/2028.

Amália Tortato
Amália Tortato é formada em Engenharia Mecânica pela UFPR, atuou por 14 anos como comissária de bordo na LATAM e foi empreendedora, vivenciando os desafios da burocracia estatal. Líder RAPS, membro dos movimentos Livres e LOLA, é formada pelo RENOVABR, foi reeleita vereadora de Curitiba com mais de 6.200 votos.
Na Câmara Municipal, aprovou 11 leis e diversas emendas, destacando-se em pautas voltadas à educação e ao cuidado infantil. Entre suas iniciativas estão a Lei de Alerta Amber, o Programa de Avaliação e Formação de Diretores Escolares e a ampliação do teste do pezinho, medida que reforçou a posição de Curitiba como referência no cuidado a recém-nascidos, salvando a vida de centenas de bebês.

Marilza do Carmo Dias
Referência nacional em sustentabilidade, Marilza do Carmo Dias seguirá à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Química formada pela PUCPR com especialização em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka, é funcionária de carreira da Prefeitura de Curitiba desde 1988. Marilza lidera a pasta desde 2017 e já esteve no cargo também entre 2010 e 2012. Tem vasta experiência em projetos de sustentabilidade, destacando-se pela implantação da Pirâmide Solar de Curitiba, inaugurada em 2023 como a primeira usina fotovoltaica em um antigo aterro sanitário da América Latina. Sua atuação abrange desde educação ambiental até iniciativas inovadoras em energias renováveis, consolidando Curitiba como referência nacional em sustentabilidade.

Vanessa Volpi Bellegard Palacios
Vanessa Volpi Bellegard Palacios seguirá no comando da Procuradoria-Geral do Município onde atua desde 2017. Ela comandou ações e manteve a segurança jurídica na cidade em um período em que a pandemia de covid-19 impôs vários desafios na área legal. Vanessa Volpi Bellegard Palacios se formou em Direito em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2000 e 2002 se especializou em Direito Processual Civil e em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (Ibej). Também é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. No setor público foi procuradora judicial do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de 2011 a 2013.

Ogeny Pedro Maia Neto
Ogeny Pedro Maia Neto, engenheiro mecânico com MBA pela Fundação Dom Cabral, será mantido como presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Com ampla experiência na iniciativa privada, foi projetista industrial, presidente executivo de uma grande empresa de logística (2012-2016) e diretor administrativo financeiro do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Especialista em governança corporativa, planejamento, finanças e gestão de negócios, Ogeny acumula sólida trajetória em áreas como custos, TI, recursos humanos e operações, contribuindo para a eficiência administrativa e técnica da Urbs.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Avatar

Giovanna Mateus

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Segundo prefeito eleito, Eduardo Pimentel, as novas pastas não aumentam o orçamento

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

O 13º salário para os vereadores já vai beneficiar os reeleitos em 2025