Conselho da UFPR rejeita adesão ao programa Future-se

 Conselho da UFPR rejeita adesão ao programa Future-se

(Foto: Rogério Moreira/UFPR TV)

(Foto: Rogério Moreira/UFPR TV)

O Conselho da Universidade Federal do Paraná rejeitou, por unanimidade, a adesão ao “Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras”, o Future-se, do governo federal. Depois de promover audiências públicas para discutir o projeto, a instituição produziu um documento que analisa tecnicamente cada item da proposta e que deve ser entregue como resposta ao Ministério da Educação (MEC).

O conteúdo foi debatido, ajustado e aprovado na manhã desta terça-feira (27) pelos conselheiros da UFPR. Entre os motivos da rejeição, a instituição aponta riscos à autonomia universitária, assim como ao ensino superior público e de qualidade. Lançado pelo MEC em julho, o Future-se prevê a criação de um fundo privado para financiar instituições federais de ensino superior e a possibilidade de Organizações Sociais, as OSs, fazerem a gestão administrativa, financeira e até do ensino das universidade e institutos.

A Universidade Federal do Paraná começou a debater a proposta em julho, quando foi apresentada pelo governo federal. O reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, diz que a estratégia foi produzir um documento analítico denso de todos os eixos do projeto, levando em conta premissas, ausências, riscos e problemas, inclusive jurídicos.

Uma comissão interna preparou a primeira análise, que foi levada ao Conselho Universitário para contribuições e votação.

Entre os problemas estruturantes do projeto citados no relatório da UFPR está a tentativa de separar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O documento também afirma ser problemático o papel das Organizações Sociais e aponta impropriedades conceituais e de técnica legislativa.

Por não se tratar de uma mera resposta contendo a decisão de não aderir ao Future-se, o reitor diz que a expectativa é de que a manifestação da Universidade Federal do Paraná contribua para a construção de um outro projeto de reforma das instituições de ensino superior.

A UFPR, assim como as outras instituições federais de ensino superior, sofreu um corte de 30% na receita deste ano, promovido pelo MEC. Segundo Ricardo Marcelo, os recursos disponíveis em caixa garantem o pagamento das contas até este mês de agosto. O reitor diz que o anúncio de um possível desbloqueio das verbas é a única possibilidade de concluir o ano letivo.

No documento aprovado nesta terça-feira, o Conselho Universitário reafirma que a UFPR está comprometida com a discussão de propostas voltadas para o aperfeiçoamento das instituições federais e das políticas para a ciência e para a educação. O prazo de contribuições na consulta pública do Future-se encerra-se nesta quinta-feira, 29 de agosto. Como é um projeto de lei, depende de aprovação da Câmara dos Deputados.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem